#amor4patas | Porque levar seu animal para o Pet Shop?

0
677
Animais
Animais (Reprodução/Google)

Tratar bem o seu bichinho de estimação não se limita apenas às idas periódicas ao veterinário. O banho, a tosa e os demais tratamentos com a higiene do animal são muito importantes!

Por isso, os pets shops devem fazer parte da sua rotina, principalmente se você não tem tempo, espaço ou habilidade para certos cuidados com o seu melhor amigo.

Em relação aos animais menores, que vivem dentro de casa, é recomendado banho uma vez por semana ou a cada 15 dias. Já para aos maiores, que não têm contato com os ambientes íntimos da casa, o prazo pode ser de 15 a 30 dias. “Banho em excesso não faz mal, mas a falta dele pode prejudicar o bichinho devido ao acúmulo de bactérias que ficam na sua pele. Dermatite em cachorro é um dos distúrbios mais comuns no mundo canino, além de um dos mais incômodos para os animais. Acometendo cerca de 70% dos cães com idade entre um e três anos, o problema só é menos comum, no mundo dos cachorros, que as alergias caninas causadas por picadas de pulgas. Podendo vir de diferentes origens, a doença tem os fungos e bactérias como principais causadores, sendo que outros fatores como o estresse, distúrbios emocionais, umidade e genética também podem desencadear o problema. Doenças, como o hipertireoidismo canino, hiperadrenocorticismo, problemas de origem endócrina, também podem ser considerados fatores que facilitam o aparecimento de dermatites.

A umidade e a falta de ventilação em animais com pelagem comprida e vasta estão entre os principais fatores para o aparecimento de dermatites, portanto, ter certeza de que seu pet foi devidamente seco e a escovação frequente no animal são atitudes importantes para garantir a prevenção da doença em cachorros.

Para tratar os animais com dermatite o primeiro passo é identificar com clareza a origem do problema, pois, os fatores que desencadeiam o problema – sendo eles de origem bacteriana, genética ou emocional – devem ser os primeiros a serem combatidos. Uma consulta do pet com o médico veterinário é de extrema importância para tratar o problema do animal, tendo em vista que somente um profissional pode determinar com propriedade as causas e o tratamento para a dermatite em cachorros. A aplicação de produtos antissépticos nos cães, como xampus terapêuticos (aumentando a frequência de banhos), está entre os métodos de cura da dermatite nos animais, sendo que, em casos mais graves, até mesmo medicação oral antibiótica pode ser usada para erradicar o problema.

 

Responda