Beabá da Nutrição | Suco de caixinha ou refrigerante?

0
535

Você já se perguntou se suco de caixinha é mais saudável que refrigerante? Chegou a uma conclusão?

Vou te ajudar!

Veja esta comparação: Em 100ml de refrigerante temos, em média, 10,6g de açúcar. Em 100ml de suco industrializado temos, em média, 13,5g de açúcar. Incrível, não é? Tem mais açúcar no suco de caixinha do que no refrigerante… Mas isto não quer dizer que é melhor tomar refrigerante porque contêm menos açúcar. Você deve evitar a ingestão dos dois, porque os dois contêm altas doses de açúcar.

E qual é o problema? Bebidas açucaradas contribuem para o aumento de doenças crônicas como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer, cuja incidência vem aumentando muito no Brasil. Estas bebidas podem ser responsáveis, também, pela morte de 184 000 adultos anualmente ao redor do mundo.

Vou dar mais motivos para você optar pelos sucos naturais.

Os refrigerantes a base de cola apresentam fósforo em sua composição. Este mineral, em alta concentração no nosso organismo, pode levar a uma calcificação do tecido cardíaco. Perigo!

Mais um motivo…Você sabia que refresco e néctar de fruta não são considerados sucos? Os refrescos têm de 5% a 20% de polpa de fruta, enquanto que os néctares são compostos de 20% a 30% de polpa de fruta, o restante é água, suco artificial, açúcar e aditivos químicos. Muito ruim, não é?

Se quiser comprar sucos devido a sua praticidade, opte pelas versões 100% integral. Estes ainda podem conter até 10% de açúcar mas, dentre os industrializados, são os mais saudáveis.

Prefira as frutas. Elas são de longe a melhor opção! Você ganha muitas fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes e a sua saúde agradece. Todos estes nutrientes são perdidos durante o processo de industrialização.

O trabalho de lavar, descascar e picar é pequeno se comparado ao trabalho futuro relacionado aos danos causados pelo consumo excessivo de açúcares e aditivos químicos. Pense nisso e seja saudável!

Tais Miranda Nutricionista

Responda