SER+ Com Coaching | 14 dicas de como melhorar sua vida profissional

0
345
Dia do trabalhador (Reprodução/Google)

Hoje é dia do trabalho e para homenagear cada trabalhador, que busca constantemente melhores condições de trabalho, sucesso e satisfação profissional, estou trazendo várias dicas de Coaching.

Para alcançar sucesso e satisfação no trabalho é necessário um planejamento e uma série de comportamentos para chegar lá! No processo de Coaching de carreira podemos ajudar as pessoas a enxergarem o que as impede de terem sucesso no seu trabalho e leva-las à algumas transformações pessoais que facilitam a satisfação profissional.

Veja algumas dicas que já é possível fazer hoje e visualizar mudanças pessoais de progresso:

1º) Defina o que é sucesso profissional para você ou sua empresa

Sucesso é algo muito pessoal. Para uns é se enriquecer e ter muitos bens, enquanto para outros é ter uma vida segura, tranquila, com tempo para a família;

2º) Estabeleça metas profissionais e financeiras e divida-as ao tempo (dia, semana, mês, ano)

Meta é o caminho ou o passo-a-passo para se chegar a um objetivo. É um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo. As metas podem ser mensuradas e verificadas se foram atingidas, num determinado tempo previsto.

Sem metas os sonhos não têm alicerces e não tem muita chance de se tornar realidade. Estabeleça prioridades e execute os sonhos com um passo-a-passo.

3º) Seja disciplinado

Disciplina é fundamental para qualquer pessoa que deseja se desenvolver. Ela leva a eficiência e, por isso, é um caminho ao sucesso.

4º) Não se subestime

Você tem potencial para se desenvolver e aprender. Basta querer, ir atrás e buscar as ferramentas necessárias para alcançar as capacidades necessárias. Acredite em você.

5º) Busque inspirações nas histórias de conhecidos e pessoas famosas e de sucesso na sua área de trabalho

Aprender com os modelos de sucesso não é errado. Pelo contrário. Pesquise sobre suas principais características, os caminhos que percorreram e aprenda com eles. Faça parecido e depois adapte ao seu próprio jeito.

6º) Evite pessoas negativas

Pessoas negativas minam qualquer motivação e broto de esperança para a busca do aperfeiçoamento e superação de limites. Se você identifica essas pessoas perto de você, fique longe. Ou então, crie uma barreira mental para não ser influenciado por elas.

7º) Valorize a comunicação

Atualmente a comunicação é uma das chaves do sucesso. E existem canais para todo tipo de pessoa. Contatos pessoais, virtuais, redes sociais, etc. Use sem moderação. Valorize a troca e o contato. Quem se esconde não será achado!

8º) Dedique um tempo à leitura, documentários, filmes e cursos extras

Toda vez que aprendemos algo novo, uma nova conexão entre os neurônios é feita, ou seja, é criada uma nova sinapse, ajudando na saúde mental. Um bom profissional precisa se reciclar constantemente, estar conectado às frenéticas mudanças sociais, políticas e profissionais. Se atualize.

9º) Identifique seus pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados

Para traçar e cumprir as metas do caminho do sucesso que você almeja, potencialize seus pontos fortes e melhore os fracos. O autoconhecimento é primordial.

10º) Cultive bons hábitos

Durma bem, pratique atividade física, se alimente saudavelmente, mantenha-se em relacionamentos saudáveis. Isso dará a você uma estrutura de saúde que terá reflexo no seu dia a dia do trabalho. Você terá mais empenho, energia e motivação para enfrentar os desafios diários e mais alegria nas conquistas.

11º) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

A procrastinação é um sabotador muito poderoso. Deixar para amanhã o que é certo para hoje pode te trazer problemas. Você pode perder oportunidades com isso.

12º) Foque nas recompensas futuras

Quem está disposto a melhorar seus rendimentos deve focar nas recompensas futuras. Cada passo é só um degrau frente a um objetivo maior.

13º) Desenvolva inteligência emocional

Saber lidar com conflitos, com altos e baixos na carreira, com pessoas difíceis, etc. exige da gente equilíbrio emocional. Àqueles capazes de enfrentar qualquer situação dominando suas emoções conseguem conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência.

14º) Faça um processo de Coaching

Se o encontro com o sucesso e a satisfação profissional está muito difícil ou, se sua empresa não alavanca como gostaria ou, se você não se encontra dentro da atividade profissional que você faz, se sentindo desmotivado, busque por um profissional capacitado para te acompanhar num processo de planejamento e desenvolvimento para alcançar um determinado resultado.

Um Coach pode te ajudar!

 

Responda