Beabá da Nutrição | Uni-duni-tê: Qual açúcar escolher?

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Todos são provenientes da cana-de-açúcar e considerados açúcares simples. São dissacarídeos, ou seja, apresentam dois sacarídeos (ou açúcares) em sua composição: a glicose e a frutose, formando a sacarose ou açúcar de mesa. Por serem simples, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, elevando de forma abrupta a glicose do sangue e, por isso, devem ser consumidos com moderação, pois podem contribuir para o surgimento de doenças crônicas como o diabetes e a obesidade se consumidos de maneira descontrolada. Todos apresentam calorias semelhantes pois pertencem ao mesmo grupo de nutrientes.

A principal diferença entre eles é o processo de refinamento e a presença ou não de vitaminas e sais minerais. O refino é um procedimento utilizado para deixar o açúcar branquinho e são utilizados alguns aditivos químicos como o enxofre, por exemplo, para esta finalidade. Vitaminas e sais minerais são perdidos durante esta etapa. Observe a comparação:

AÇÚCAR REFINADO: é fino e branco devido ao processo de refinamento. O mais conhecido e utilizado e também, o que apresenta mais substâncias químicas e quase nada de vitaminas e sais minerais em sua composição. A pior opção!

AÇÚCAR CRISTAL: é granulado e transparente. Passa por leve processo de refinamento com adição de substâncias químicas, e perde em torno de 90% das vitaminas e sais minerais. Muito semelhante ao refinado, exceto pela aparência.

AÇÚCAR LIGHT: é uma mistura de açúcar refinado e adoçantes artificiais com o objetivo de reduzir o conteúdo de calorias em relação ao original. Contêm uma grande quantidade de substâncias químicas e praticamente nada de vitaminas e minerais. Se consumido em grandes quantidades, também contribui para o aumento de peso. Não pode ser consumido por diabéticos e indivíduos intolerantes à glicose. Não é uma boa opção!

AÇÚCAR MASCAVO: é o açúcar na sua forma mais bruta e sem adição de substâncias químicas, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Apresenta uma cor mais escura e um sabor característico da cana-de-açúcar. Preserva todas as vitaminas e sais minerais, principalmente o cálcio e o ferro. Ótima opção, mas pouco utilizado por causa das suas características de aparência e sabor.

AÇÚCAR DEMERARA: é um açúcar granulado com uma coloração marrom claro. Passa por um processo de refino leve e sem adição de aditivos químicos. É semelhante ao açúcar mascavo em relação aos teores de vitaminas e minerais. Excelente opção de consumo, pois o sabor é mais suave quando comparado ao açúcar mascavo e a aparência é mais agradável.

Portanto, evite o consumo dos açúcares que passam pelo processo de refinamento, pois além de perder nutrientes, possuem mais substâncias químicas prejudiciais ao organismo. Os açúcares mascavo e demerara são os mais saudáveis, porém também devem ser consumidos com moderação, uma vez que

apresentam o mesmo valor calórico dos outros açúcares e contribuem para a elevação rápida da glicose sanguínea. Se puder, opte sempre pelas versões orgânicas e sem aditivos químicos.

Adoce seu dia com saúde e ganhe qualidade para viver bem!

Tais Miranda Nutricionista

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