SER+ Com Coaching | Como conquistar e manter a harmonia em família

0
288
Família Feliz (Reprodução/Google)

Relações harmoniosas e respeitáveis dentro da família são essenciais para uma vida feliz e saudável. Mas hoje em dia, muitas pessoas sofrem por não encontrarem este equilíbrio dentro da própria casa e adoecem física ou emocionalmente. Muitas vezes prejudicam até mesmo, a área profissional ou escolar por tamanho desequilíbrio familiar.

No processo de Coaching é possível analisar as características da família e identificar os pontos a serem melhorados, ajudando as pessoas a realizar mudanças pessoais e a planejarem um conjunto de ações de melhorias dentro do lar.

Nas dicas de hoje, trago alguns pontos importantes para encontrar a felicidade dentro do lar:

CONHEÇA-SE A SI MESMO

Antes de “apedrejar” o outro, é importante olhar para si mesmo e julgar as suas próprias ações, seus comportamentos e seus investimentos dentro de casa, com os membros da família. A primeira mudança tem que ser pessoal. Começar pelo que depende de você é sempre o caminho mais fácil.

AJUDE O OUTRO A COOPERAR

A cobrança diária gera sentimentos ruins e mantém as relações em clima de desgosto. Mude o tom da conversa. Ao invés de cobrar, ofereça ajuda para o outro realizar algo em benefício da família.

Nem sempre é fácil sair da rotina, então, planejem em conjunto o que vocês podem fazer de diferente e ofereça a sua ajuda para alavancar as ações do outro. De mãos dadas o ânimo tende sempre a ficar melhor. Uma atmosfera de amor é mais criativa e saudável do que uma de rancor.

APRENDA A ESCUTAR E A ACEITAR O OUTRO

Escutar é um hábito que as pessoas têm perdido nos tempos modernos. A tendência é fazer tantas coisas ao mesmo tempo, lidar com tantas preocupações, olhar o celular para ver se tem mensagem nova, por exemplo… que não sobra foco para respirar, olhar o outro e escutar tudo o que ele tem a dizer, sem julgamentos, respondendo com atenção, colocando-se no lugar do outro para compreender suas emoções, valorizando seus pensamentos, aceitando suas opiniões.

Essa escuta, que chamamos de “escuta ativa” e esse esforço para aceitar as opiniões do outro é essencial para construir uma relação de afeto e reciprocidade, sem defesas e cooperação.

Quando nos sentimos aceitos, somos muito mais flexíveis e abertos para cooperar.

FAÇA ACORDOS E COMBINAÇÕES PARA O LAZER E AS OBRIGAÇÕES DOMÉSTICAS

Cada pessoa tem seu estilo de vida e sua forma de ajudar e descansar. É importante compreender, aceitar e negociar como esses diferentes estilos podem conviver de forma harmoniosa e prazerosa para todas as partes, sem que as pessoas percam suas individualidades. Conversem claramente sobre regras e combinados.

ALINHEM OS ESTILOS DE GASTOS E CONTROLE FINANCEIRO

Os problemas financeiros geralmente são os maiores alavancadores de problemas familiares. Um é mais gastador, por exemplo, enquanto o outro economiza até para comer. Um se priva mais e outro vive tendo prazer, sem prever as consequências financeiras. No final do mês, as brigas e os ressentimentos são sinais de que não há alinhamento nos estilos de controle financeiro. Aí vem as cobranças, que misturam com outras questões e pronto… está prejudicada mais uma vez a harmonia da casa.

Sentem todos juntos e conversem sobre a área financeira da família. De preferência com uma planilha de controle para que todos enxerguem claramente os números da casa e possam definir qual é o papel e as responsabilidades de cada um.

Se você gostou das dicas, compartilhe!

Se você precisa de mais ajuda para conquistar a harmonia do seu lar, entre em contato comigo. Será um prazer ajuda-los!

Responda