Beabá da Nutrição | Comer ou não comer carboidrato? Eis a questão…

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Tão crucificado e, ao mesmo tempo, tão fundamental para a nossa saúde, os carboidratos merecem ser reconhecidos como um dos atores principais da nossa dieta e suas funções devem ser devidamente esclarecidas.

Eles estão presentes nos grãos de cereais (arroz branco e integral, quinoa,aveia, amaranto etc), pães, Tubérculos (batata doce, batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha salsa), massas em geral, milho, tapioca, mel, bolos, etc. Mas vale ressaltar que os doces e açúcares também fazem parte deste grupo e são conhecidos como carboidratos simples. Este tipo de carboidrato apresenta um alto índice glicêmico, ou seja, eleva de uma maneira muito rápida a glicose sanguínea e, portanto, deve ser consumido com muita moderação .

A principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo na forma de glicose e, falando em energia, nosso cérebro funciona somente com a energia proveniente da glicose e de nenhum outro nutriente. Isto quer dizer que, se o consumo de carboidratos for extremamente baixo, faltará energia para o cérebro podendo levar a confusão mental, alterações do nível de consciência, perturbações visuais e de comportamento que podem ser confundidas com embriaguez, cansaço, fraqueza, sensação de desmaio e convulsões.

Por conterem o aminoácido triptofano, que é precursor do neurotransmissor serotonina, trazem uma sensação de prazer e bem-estar após seu consumo. A falta da serotonina pode trazer sintomas de ansiedade, mal humor e depressão.

Poupar proteína é uma outra função exercida pelos carboidratos. Quando os carboidratos da dieta não estão suficientes e se encontram muito abaixo das recomendações, as proteínas serão utilizadas para formar glicose e fornecer energia para o cérebro não falhar. Consequentemente, haverá perda das proteínas corporais, inclusive massa muscular. Praticantes de atividade física que têm como objetivo a hipertrofia ou definição muscular, devem dar uma atenção especial ao consumo dos carboidratos antes, durante e após a atividade física.

Uma das principais fontes de fibras alimentares da nossa dieta são os carboidratos, sendo responsáveis por exercer importante papel no funcionamento intestinal, evitando constipação intestinal e prevenindo alguns tipos de tumores nesta região.

O consumo diário deve ser, aproximadamente, 50% do valor calórico total da dieta, ou seja, numa dieta de 2000Kcal, 1000Kcal devem ser provenientes dos carboidratos para garantir o perfeito funcionamento do organismo. O excesso pode levar a obesidade e outras patologias.

Portanto, o bom senso sempre deve prevalecer quando o assunto é alimentação saudável. Nem de menos e nem de mais. Equilíbrio sempre…

Tais Miranda Nutricionista

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