Descomplicando a Informática | Manutenção Preventiva? Você pode fazer! A Importância da desfragmentação de disco

0
90
Manutenção preventiva (Reprodução/Google)

A primeira parte de nosso artigo, abordamos a limpeza de disco, procedimento no qual eliminamos arquivos inúteis e fragmentos de arquivos que o próprio sistema operacional (Windows) e alguns softwares como os navegadores de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, etc.) utilizando o software CCleaner, o qual recomendamos por sua eficiência e você pode realizar o procedimento de limpeza através de nosso tutorial simplificado.

Neste artigo, veremos a segunda e última parte de nosso tema, a manutenção preventiva. Veremos a importância do procedimento de desfragmentação de disco. Vamos exemplificar em um exemplo prático e simples de nosso cotidiano. Como sabemos, os nossos arquivos como: músicas, vídeos, fotos, além do sistema operacional e dos programas instalados em nosso computador, ficam armazenados no disco rígido (HD) de nosso computador. Imagine em nosso cotidiano real, uma pessoa adepta à bagunça e desorganização, que chega em sua residência e deixa suas coisas espalhadas pela casa, objetos e roupas espalhadas pelo quarto, a popular bagunça. Imaginou? Pois é! É desta forma que os arquivos em geral são armazenados no disco rígido (HD) de nosso computador, este, é dividido em setores com pequenos blocos conforme veremos a seguir, e os arquivos são armazenados de maneira desordenada nestes setores, o que causa a lentidão no processo de abertura de um arquivo ou utilização de um determinado software, pois o sistema operacional demora a encontrar os arquivos em meio aos diversos setores do disco rígido (HD).

Vamos então ao nosso tutorial simplificado? Para a desfragmentação de disco, utilizaremos o software Ultimate Defrag, consideramos o melhor software para este fim disponível no mercado, pois além da eficiência permite a visualização dos resultados em um gráfico do disco rígido (HD).

Para a utilização do software, basta seguir os simples passos da imagem abaixo:

Você poderá baixar este software clicando aqui.

 

Responda