Beabá da Nutrição | Dicas para emagrecer no inverno

0
70

Olá! Me diga uma coisa: Você sente dificuldade em manter uma dieta equilibrada no frio? Sua fome aumenta e você sente vontade de comer coisas mais “engordativas”? Não se culpe, você não está sozinho. É muito comum sentir aumento de apetite no inverno. Sabe porquê? A explicação é fisiológica e muito simples: – Para o organismo manter a temperatura corporal adequada em torno de 36,5°C, há um aumento de 5% a 10% no gasto calórico diário e, consequentemente, há um aumento das nossas necessidades calóricas fazendo com que tenhamos mais fome.

A boa notícia é que, se você conseguir controlar a ingestão excessiva e escolher alimentos mais leves e saudáveis neste período, você terá mais facilidade para emagrecer, porque o gasto calórico estará aumentado. Desta forma, o frio é um grande aliado para as dietas de redução de peso.

Aqui vão algumas dicas nutricionais para você aproveitar os benefícios desta estação do ano:

· Faça três refeições principais no dia (café da manhã, almoço e jantar) e intercale com pequenos lanches compostos por frutas, leite e derivados com baixa gordura, castanhas e/ou cereais integrais. Os lanchinhos são fundamentais para ajudar você a não cometer excessos nas grandes refeições que costumam ser mais consistentes em calorias.

· Faça sopas e caldos leves para o jantar. São preparações que esquentam e trazem um conforto neste friozinho. Escolha receitas com apenas uma ou nenhuma opção de carboidratos como, por exemplo: sopa de cebola, sopa de espinafre, caldo de abóbora, caldo de mandioquinha, sopa de cenoura ou beterraba, etc. Não vale incrementar demais para não aumentar a densidade calórica da preparação. Gosto muito de seguir as receitas do site Panelinha da Rita Lobo. Lá você vais encontrar todas estas opções que citei acima.

· Se você tem dificuldade para comer saladas no frio, prepare os legumes grelhados, cozidos ou assados. Eles vão ficar deliciosos e ainda vão fornecer a sua quantidade de fibras diárias. Lembre-se que os vegetais possuem baixa densidade calórica além de auxiliar no controle de ingestões excessivas de alimentos. Comê-los antes do prato principal é melhor ainda.

· Controle durante a semana e se permita comer um fundue de chocolate ou uma feijoada no final de semana, por exemplo. Numa alimentação equilibrada e saudável tudo é permitido com moderação. Nada de proibições ou restrições!

Aproveite o inverno para iniciar o seu projeto verão!

Tais Miranda Nutricionista

Responda