Gabriel Batista Vilela é eleito membro da AOLA

0
Gabriel Batista Vilela, eleito membro efetivo da AOLA. / Imagem: Divulgação.
Co-Working em Ouro Fino

O advogado e ator Gabriel Batista Vilela foi eleito na noite da última quinta-feira (27) para Academia Ouro-Finense de Letras e Artes (AOLA). Ele vai ocupar a Cadeira número 8 que tem como patrono o escritor Vicente Batista da Silva, em razão da vaga recorrente do falecimento da acadêmica Vanda Batista Gomes.

Sobre a eleição, o novo imortal declarou: “ter sido eleito acadêmico com certeza é um marco em minha vida e motivo de grande alegria. Não considero apenas um reconhecimento de toda minha trajetória até aqui, mas também um voto de todos confiança de todos os acadêmicos, agora meus confrades. Continuarei a contribuir e defender a arte e a cultura ouro-finense. Espero que minha eleição inspire mais jovens a se dedicarem e buscarem suas vistorias e conquistas, suas histórias e vozes também merecem ser ouvidas. Espero fazer jus ao título de Acadêmico da Academia Ouro-finense de Letras e Artes, honrando nossa história e cultura, promovendo e divulgando nossa arte. Espero poder contribuir por uma Ouro Fino onde sua cultura e seus artistas sejam verdadeiramente valorizados”, finalizou.

Gabriel Batista Vilela, de 23 anos, nascido em 08 de setembro 2000, é mestrando em Direito, ator, advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB de Minas Gerais e escritor. Desde a infância, Gabriel este envolvido com a cultura ouro-finense. Participou de inúmeras peças teatrais junto a Oficina Municipal de Teatro e também com grupos de teatro independentes, como o Grupo Teatral Sonhos, Grupo Teatral Inconscientes e Oficina Montagem. No ano de 2023, conquistou junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos em Minas Gerais, o seu registro como ator profissional. Foi diretor do Auto da Paixão de Cristo em 2018, na paróquia Santo Antônio, ano em que também escreveu performances para Mostra Cênica de reinauguração do Teatro Municipal. No ano de 2019, lançou seu livro de poesias intitulado ‘Tumulto em Versos’, com lançamento no Teatro Municipal de Ouro Fino. Com seus escritos também já colaborou com a Gazeta de Ouro Fino.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Gabriel participou do Parlamento Jovem nos anos de 2017 e 2018, onde representou o munícipio de Ouro Fino até a etapa estadual. Tem formação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, com experiência profissional na Procuradoria da Fazenda Nacional da Secretária Seccional de Pouso Alegre, Escritório Modelo da Faculdade de Direito do Sul de Minas e atualmente no Escritório Juliana Donderi Advocacia. Durante a graduação participou do grupo de pesquisa Laboratório de Politicas Públicas e Direitos Fundamentais coordenado pela Professora Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.

Atualmente é membro do grupo de pesquisa Estado e Administração Pública Coordenado pelo Professor Dr. Demétrius Amaral Beltrão e do grupo de pesquisa Novos Rumos do Direito do Trabalho coordenado pelo Professor Dr. Desembargador Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, todos vinculados a Faculdade de Direito do Sul de Minas. Desenvolve pesquisa jurídica no campo do Direito à Cidade e sua interconexão com a Constituição da República Federativa de 1988.

A data da posse ainda não foi definida. O novo membro tem um prazo de seis meses para agendar a solenidade.

AnteriorParticipe da Coluna Social do Observatório de Ouro Fino
PróximoColisão entre dois veículos no centro de Ouro Fino