Ouro Fino recebe estudo de viabilidade para implantação de Campus da Universidade Federal de Alfenas

0
Imagem: Tati Bueno
Co-Working em Ouro Fino

Na tarde desta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Ouro Fino recebeu o presidente da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão (FACEPE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Eduardo Tardiole, para apresentar o estudo de viabilidade para a implantação de um campus universitário avançado da UNIFAL em Ouro Fino. Apesar de atualmente existirem muitos desafios para a criação desse polo, ficou registrado a potencialidade da área tecnológica como um caminho mais viável em uma eventual instalação universitária no município. 

Os vereadores Paulo Henrique Chiste (União) e Tiago Bazolli (União) iniciaram essa luta e buscaram apoios e parcerias para trilhar o caminho. O reitor da UNIFAL, Sandro Cerveira, o Prefeito Municipal, Henrique Wolf (União), e o Senador Carlos Vianna (Podemos) são alguns dos aliados até momento. Os vereadores prometeram continuar brigando por esse sonho e já pleiteiam uma reunião com o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O vereador Tiago Bazolli ressaltou a importância do Campus Universitário para que os jovens não precisem deixar a cidade para estudar.

Estiveram presentes no encontro os vereadores Bilo (PL) , Clóvis Bornaia (MDB), Paulo Henrique Chiste e Tiago Bazolli, além do Prefeito Henrique Wolf. Também prestigiaram o evento o presidente da ACIA- Ouro Fino, Luciano Alves, o assessor do Senador Carlos Viana, Rafael Lucio, bem como representantes da imprensa local e estudantes das Escolas Coronel Paiva e Rochel-COC.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Após a apresentação do estudo, nossa reportagem conversou com Prefeito Municipal Henrique Rossi Wolf que explicou o projeto: “Nós estamos reunidos hoje aqui na Câmara porque a Prefeitura de Ouro Fino, juntamente com a Câmara, fez um estudo, cuja iniciativa partiu dos vereadores Paulo Henrique Chiste e Tiago Bazolli para trazermos um braço da Universidade Federal de Alfenas para Ouro Fino. Nós estivemos com o reitor, o professor Sandro, fomos à Brasília no Ministério da Educação, onde foi conversado que para partir para este estudo era necessário fazer uma pesquisa de mercado da região. Então contratamos essa Fundação da UNIFAL para fazer este estudo de viabilidade na região. São várias cidades no entorno de 60KM, incluindo Pouso Alegre e algumas cidades do estado de São Paulo, para ver o número de alunos, para onde vamos nortear. Esta Fundação está entregando hoje o estudo feito para ver qual área da Universidade será implementada na nossa cidade, provavelmente será a área de tecnologia.”

Henrique continuou dizendo que agora o próximo passo é a parte política: “Será marcada uma reunião com o senador Carlos Vianna que tem nos ajudado muito, com os deputados federais, vamos fazer uma nova reunião no MEC e o vereador Paulo Henrique Chiste está agendando uma audiência com o senador Pacheco e o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin para trabalharmos politicamente em cima do Ministério da Educação porque a implantação do campus depende de autorização do governo federal, podendo ser EAD para começar e depois começarmos a trabalhar nisso. É muito importante para Ouro Fino,” finalizou o prefeito.

Anterior8° Encontro de Corais Eruditos acontece em Ouro Fino
PróximoCampanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil começa em Ouro Fino