Ouro Fino recebe a Missão Passaporte do Consulado da Itália

0
Imagem: Prefeitura de Ouro Fino
Co-Working em Ouro Fino

Entre os dias 8 e 10 de maio, Ouro Fino vai se transformar na sede do consulado da Itália de Minas Gerais. Um funcionário do consulado e a Cônsul da Itália em Belo Horizonte,  Nicoleta Gomiero, estarão na cidade para emissão de passaportes italianos aos descendentes que têm a cidadania italiana. Nestes dias, os documentos serão emitidos apenas em Ouro Fino. Descendentes de todas as regiões do Estado se cadastraram e virão para a cidade para retirar o passaporte.

De acordo com o Consulado, a Missão tem o objetivo de aproximar o Consulado dos cidadãos italianos que vivem em Minas Gerais e por isso as missões são organizadas periodicamente em cidades do interior, com um funcionário itinerante que recolhe as digitais dos cidadãos interessados no passaporte.

Minas Gerais tem mais de 48 mil pessoas com passaporte Italiano. A missão em Ouro Fino se dá pela influência italiana no município, que recebeu entre os séculos XIX e XX, milhares de famílias vindas principalmente do norte da Itália. Muitos descendentes que vivem no município vieram do Vêneto, de províncias próximas à Veneza. A cidade mantém as tradições italianas que são celebradas nas Festas da Polenta marcada para o dia 18 de maio e na Festa Italiana que será em setembro.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Neste ano Ouro Fino se tornou cidade irmã de Ottaviano na Itália. É o chamado Gemellaggio (cidades-irmãs).  As câmaras de vereadores das duas cidades tiveram que aprovar o Gemellaggio e receberam uma placa. No Brasil, o Gemellaggio é muito comum em cidades do sul do País. Aqui em Minas, apenas Cambuí e Ouro Fino são cidades-irmãs com a Itália. O sul de Minas foi uma das regiões mais procuradas pelos italianos, muitos vieram trabalhar nas fazendas de café. Mas nem todos ficaram no campo, os que vieram para cidade prosperaram e deixaram legados, principalmente no comércio, na cultura, na arquitetura e até na política.

O Gemellaggio é um pacto de irmandade entre duas cidades. Esse intercâmbio tem como primeiro objetivo o entrelaçamento humano, dois povos ligados pelas mesmas origens, que preservam muitos dos costumes deixados pelos antepassados.

Em Ouro Fino, o atendimento acontecerá na sede do Circolo Ítalo-brasiliano di Ouro Fino, localizado à Rua Padre João Rabelo, 50, no Centro de Ouro Fino.

AnteriorOuro Fino sedia a Segunda Etapa da maior maratona de mountain bike do Brasil e recebe ciclistas de mais de 200 cidades
PróximoFGTS: saque-aniversário é liberado para nascidos em maio