Descomplicando a Informática | BACKUP – O mal do século na informática

0
Garanta seu backup!
Co-Working em Ouro Fino

Com certeza você já ouviu falar aquele dito popular que diz: “Faça aquilo que tem de fazer hoje, pois não sabemos quanto ao dia de amanhã. ” Ou “O amanhã a Deus pertence”? Pois é, não podemos prever quando um problema repentino vai prejudicar o funcionamento de nosso computador, ou quando o ciclo de vida de um disco rígido (HD), local onde armazenamos nossos arquivos como fotos, músicas, vídeos, documentos de texto, planilhas e etc., chegará ao fim.

Um simples desligamento incorreto de nosso computador causado por remoção da tomada, desliga-lo sem aguardar o encerramento por completo do sistema operacional ou até mesmo causado por falhas na rede elétrica e quedas de energia, pode causar defeitos em alguns casos irreversíveis no sistema operacional ou no disco rígido (HD) fazendo com que percamos nossos arquivos nele armazenados. Diante disto, o backup torna-se uma prática de suma importância para garantirmos a integridade e segurança de nossos arquivos.

O backup nada mais é do que a prática de salvarmos uma cópia de nossos arquivos em um CD, DVD, em servidores na internet como o Google Drive, o One Drive, o Mega ou dispositivos removíveis com o pen drive e o HD Externo, este último mais recomendado devido a suas altas capacidades, dentre elas sendo mais comum à de 1 Terabyte, que correspondem a 1024 Gigabytes.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Porque podemos considerar a prática do backup um mal do século conforme citado no título desde artigo? A resposta é simples, porque esta prática é quase nula entre a maioria dos usuários de informática, até meados de 2007 era muito comum os usuários fazerem seus backups em disquetes, posteriormente em CD e DVD. Desde então com o surgimento e popularização dos dispositivos removíveis, sobretudo o pen drive, esta prática parou de ser realizada, infelizmente, levando os usuários a perca de seus arquivos.

Concluindo, nunca deixe de garantir a integridade de seus arquivos. Faça seu backup! Crie uma rotina diária ou semanal separando um horário específico do dia para a realização desta tarefa. Garanta o backup de seus arquivos e viva tranquilo!

AnteriorEnchentes: Vereador cria projetos que beneficiam vítimas
PróximoConheça um pouco mais sobre o Espaço Vida Saudável