SER+ Com Coaching | Vocação: você encontrou a sua?

0
Vocação (Reprodução/Google)
Co-Working em Ouro Fino

Você sabe o que realmente significa vocação? E como o Coaching pode ajudar um jovem ou até mesmo um adulto a encontrar sua identidade ocupacional e a ser mais feliz com o fruto do seu trabalho?

Hoje falarei sobre isso!

Vocação refere-se a um chamado, uma escolha, uma aptidão, uma disposição para algo ou alguma missão na vida. No âmbito religioso, vocação é um chamado de Deus para algo específico.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Existem pessoas que falam: “Fulano nasceu para trabalhar com isso”. Mas, será mesmo, que nossa missão na escolha profissional tem a ver com uma predeterminação divina, um chamado, já estabelecido no ventre de nossas mães?

Antes de muitos estudos científicos, as pessoas diriam que sim e a escolha profissional era algo passivo, muito influenciada pela opinião das pessoas do entorno. Mas depois de muitos estudos e teses científicas, vocação pode também ser compreendida de outra maneira.

VOCAÇÃO COMO IDENTIDADE OCUPACIONAL

Atualmente, algumas teorias sobre o desenvolvimento humano vêm mostrando que, na verdade, nós somos uma construção de relações que mantemos desde criança, somado às nossas determinações genéticas. E, portanto, podemos fazer escolhas mais conscientes sobre nosso futuro trabalho, baseado na consciência de nossa história e nas possibilidades de ajustar características pessoais com diferentes profissões.

Ou seja, tudo o que vivemos – as experiências e as relações – em toda a nossa vida e em todos os lugares, desde bebê, colabora para lapidar o SER que somos hoje.

E nossa VOCAÇÃO, que também pode ser chamada hoje de IDENTIDADE OCUPACIONAL é fruto de uma escolha a partir de um autoconhecimento, de ajustes necessários e desejados em relação às perspectivas futuras.

COACHING E A VOCAÇÃO

Uma boa orientação ou investigação apurada acerca dos aspectos pessoais, educacionais e sociais da pessoa que escolhe a profissão ou área de atuação é fundamental para uma escolha assertiva e também ajudaria a resolver os problemas de evasão universitária e frustrações de muitos adultos.

No Coaching e possível reconhecer a identidade ocupacional, a vocação, analisar os diversos cenários das profissões e a encontrar trabalhos ideais que podem fazer a pessoa feliz.

AnteriorSegunda edição da Tratorada de Ouro atraí agricultores de Ouro Fino e Região
PróximoCerca de 300 eleitores ourofinenses poderão ter seu Título de Eleitor cancelado