Devemos combater a comercialização do chumbinho

0
Cão e gato (Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Ultimamente, vários relatos de envenenamento em cães e gatos vem acontecendo em Ouro Fino.

Diversas famílias têm perdido seus animais de estimação, por conta de envenenamento, e hoje, traremos algumas dicas de como evitar que isso aconteça. Vale ressaltar que, existe um artigo de Lei de Crimes Ambientais de 1998, que deixa claro o seguinte: ”praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, mais multa.”

O caso mais frequente em Ouro Fino é a intoxicação por chumbinho. E este veneno age rápido no organismo do animal. Agindo no sistema nervoso, o animal fica com dificuldades em respirar, apresenta diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, convulsões e alteração do estado mental.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Caso você perceba que seu bichinho de estimação apresente um desses sintomas, não hesite em procurar um veterinário imediatamente. Um remédio, que tem sido muito usado no combate a intoxicação por chumbinho, é o Enterex, que se trata de um carvão vegetal ativado, capaz de absorver o veneno. Para mais informações sobre o produto, clique aqui.

A venda de chumbinho é proibida por lei. Então, não deixe de denunciar aqueles que ainda o vendem. No artigo 274 do Código Penal Brasileiro, prevê pena de 10 a 15 anos de prisão, além de aplicação de multa para quem comercializar o produto.

AnteriorVereador participa da entrega do termo de posse para a ASOPAMA
PróximoINATEL realiza gincana escolar em Ouro Fino