SER+ Com Coaching | O que fazer quando os pais não apoiam a escolha profissional dos filhos?

0
Co-Working em Ouro Fino

Um desejo muito comum dos jovens é fazer uma escolha profissional em que os pais se sintam orgulhosos.

Mas o que fazer quando eles não apoiam a  escolha dos filhos?

Veja algumas respostas de situações corriqueiras no consultório, nesta relação de embate entre pais e jovens, e considere um diálogo construtivo para reflexão em família, de modo que a escolha seja feita com maturidade pelos filhos e maior aceitação pelos pais:

Assine o Observatório de Ouro Fino
  1. “Meus pais querem que eu tenha estabilidade financeira”

No mercado de trabalho atual não existe garantia de estabilidade. Estabilidade, na verdade, é uma questão de se organizar e planejar. Habilidades de gestão pessoal garantem mais estabilidade hoje do que emprego.

2. “Meus pais acham que a faculdade que eu escolhi não dá dinheiro”

Os pais desejam o melhor para os filhos e a autonomia financeira é um sinal de sucesso para eles. No entanto muitos pais desconhecem as inúmeras possibilidades de atuação profissional que o mundo do trabalho oferece hoje e as oportunidades de realização pessoal.

Atualmente os trabalhadores estão mais livres e optando por escolher caminhos de trabalho que lhe tragam mais sentido de vida e felicidade.

Aproveitem esta oportunidade de preocupação e reflitam sobre o retorno financeiro desta profissão escolhida, mas também “Qual profissão seu filho vê sentido em seguir e por quê?”. A escolha tem que ser feita baseada em questões mais amplas, não só financeira.

3. “Meus pais querem que eu siga a profissão da família para continuar os seus negócios”

É preciso ter muito diálogo e compreensão de ambas as partes. Cada pessoa é responsável pela própria jornada. O indicado é que os pais tentem conversar com seus filhos sobre os seus sonhos, suas habilidades, suas competências e como a sua própria escolha faz sentido para ele.

  1. “O sonho dos meus pais é me ver numa universidade pública”

As expectativas dos pais são grandes mesmo em relação aos seus filhos, não devemos esperar menos! Então pesquisem juntos e conversem sobre outras universidades particulares tão boas quanto uma publica. Ampliem o leque de possibilidades com uma pesquisa bem feita.

São muitas as questões nesta hora tão difícil da decisão profissional. Mas lembre-se de que há sempre uma saída para tudo na vida!

AnteriorShow de André Valadão tem nova data marcada
PróximoAnimais estão sendo mortos com chumbinho em Ouro Fino, saiba mais sobre essa substância perigosa e proibida