Escolas públicas de Ouro Fino participam de Mostra de Teatro

0
Ensaio (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

Cinco turmas, cada uma formada por cerca de 20 alunos de 4º e 5º anos das escolas estaduais e municipais de tempo integral de Ouro Fino- MG, participarão da “Mostra de Teatro Escolar – Vamos brincar de ser futuro?” conduzida pelo Grupontapé de Teatro e patrocinada pela multinacional do ramo automobilístico TS Tech, com o apoio da Prefeitura de Ouro Fino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no dia 15 de dezembro, a partir das 16 horas, no Teatro Municipal da cidade.  A entrada é gratuita.

Trata-se do Projeto “Arte na vida” da Associação do Grupontapé de Teatro patrocinado pela TSTech e TSTrim, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet que, no ano passado, já produziu um lançamento da Mostra com apresentação do espetáculo Balaio Popular do Grupontapé, aberto ao público, na praça do Berrante, e a oficina “O Teatro na sala de aula” para mais de 100 professores da rede pública de ensino.

Neste ano, o Grupo também apresentou o espetáculo “Balaio Popular” para mais de 200 alunos da rede pública e promoveu a capacitação de professores para que conduzissem um processo de montagem teatral com os estudantes. Esse processo recebeu ainda uma assessoria do Grupontapé, orientada pela atriz e diretora Cris Lozano, num total de mais de 50 horas de atividades. Tudo isso foi motivado pelo tema “Vamos brincar de ser futuro?”.  

Assine o Observatório de Ouro Fino

Mostra faz parte do projeto “Arte na Vida”

No dia 15 de dezembro, alunos e professores terão a oportunidade de apresentarem para o público o que aprenderam em sala de aula. “As oficinas e a Mostra fazem parte do projeto intitulado ‘Arte na vida’, que tem como objetivo beneficiar os alunos das escolas públicas além de capacitar os professores da rede pública com cursos de qualificação em arte educação”, informa o produtor cultural do Grupontapé de Teatro, Rubem dos Reis.

“Cada turma, que vai se apresentar, está sendo orientada por, em média, três professores.  Esses docentes participaram da oficina ‘O teatro na sala de aula’ com a nossa equipe. Como resultado eles se propuseram a dirigir uma cena sobre o tema. O Grupontapé entrou com uma assessoria para ajudá-los na direção. Durante esse processo, nós estivemos algumas vezes assistindo aos ensaios e ajudando os professores- diretores na concepção das cenas”, explica a diretora do Grupontapé de Teatro e uma das instrutoras das oficinas, Katia Lou. Nessa etapa do projeto foram envolvidos 95 alunos e 16 professores.

Sobre o tema

A temática do evento será “Vamos brincar de ser futuro?”. Todas as peças vão abordar o mesmo assunto. “Será o olhar dos alunos sobre o tema. Os pequenos artistas vão expressar, por meio do teatro, os anseios, pensamentos, desejos e temores, a partir dos olhares sonhadores de criança”, complementa Katia Lou.

Segundo Rubem dos Reis, todas as atividades estarão alinhadas com a missão do Grupontapé que é o “desenvolvimento humano por meio do teatro” e com o compromisso da TS Tech de contribuir para uma melhor qualidade de vida e com o desenvolvimento das pessoas das duas cidades onde está sediada.

Parceria

O gerente de recursos humanos, responsável pelas relações institucionais da TS Tech, Humberto Rocha, explica que a empresa buscou no mercado um parceiro com experiência em levar a arte para as escolas, como ferramenta para colaborar com a educação das crianças, lançando mão de recursos provindos de incentivos fiscais e projetos culturais e esportivos. “Nós não tínhamos um projeto pronto, era necessário ser desenvolvido e aplicado. Nesse aspecto, identificamos o Grupontapé de Teatro, que tem a expertise para colocar tudo isso em prática”, conta.

Humberto Rocha salienta a expectativa em relação ao projeto “Arte na vida”. “Queremos colaborar para a formação das crianças, desenvolvendo-as para o futuro, dando oportunidade a elas de vivenciarem experiências inspiradoras”, afirma Rocha.

AnteriorOurofinense é vítima de estelionato
PróximoCâmara Municipal nega vendas de materiais de estudo para Concurso Público