Nutrição Inteligente | Cozinhar com o azeite, perde seus benefícios?

0
342
Coluna
Cozinhar com o azeite, perde seus benefícios? (Foto: Reprodução/Google)

Sempre há informações distorcidas na TV, internet e infelizmente, por profissionais da saúde mal informados. Cozinhar com azeite NÃO PERDE seus benefícios. E a bioquímica responde o porquê.

Leia também: Nutrição Inteligente | Hambúrguer caseiro de frango

O azeite de oliva é um óleo extremamente saudável, fontes de gorduras boas (essencialmente monoinsaturadas) e antioxidantes, como a vitamina E e polifenóis. É uma excelente escolha para cozinhar, mesmo em altas temperaturas.

Veja alguns fatos:

  1. Quando exposto ao calor, os óleos podem ser danificados e formar diversas substâncias nocivas à saúde, como peróxidos líquidos e aldeídos, os quais são cancerígenas. Porém isto ocorre somente nos óleos vegetais, como canola e soja, por exemplo, pois são ricos em gorduras poli-insaturadas.
  • A gordura monoinsaturada, como a do azeite de oliva, é estável quando é aquecida. Já as poli-insaturadas, como o próprio nome já diz, apresenta cadeias com muitas insaturadas, e quanto mais insaturações, mais instável a temperatura ele é.
  • O azeite de oliva extra virgem é rico em antioxidantes, resistentes a oxidação. Mais um motivo para o azeite ser submetido ao cozimento. Portanto, escolha o extra-virgem.
  • Há referências de que o ponto de fumaça (temperatura em que a gordura se quebra e transforma em fumaça) do azeite de oliva extra virgem é dentre 180°C e 215°C. Entretanto, nessa temperatura, nenhuma outra gordura é considerável saudável.

Escolha um azeite de boa qualidade. Lembre-se que mesmo sendo considerável uma gordura saudável, seu excesso traz malefícios.

Referência Bibliográfica:  CHAMPE, et.al., Bioquímica Ilustrada. 3ª edição. 2006.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423

Ou, nos endereços a seguir:

Clínica Saúde e Vida – Rua Júlio Brandão Filho, nº 343

Policlínica – Rua Silviano Brandão, nº 927