Atividade física em foco | Supervisão do treino do idoso

0
478
Personal
Personal auxiliando o idoso no treino (Foto: Reprodução/Google)

“Os efeitos de 6 meses de treinamento progressivo de alta intensidade em idosos. Os treinos eram realizados duas vezes por semana, com uma série de leg press, supino, remada, cadeira flexora, cadeira extensora, extensão e flexão de tronco. Nas primeiras duas semanas, os participantes faziam 15-18 repetições submáximas…

… Nas duas semanas seguintes, eles foram orientados a interromper o treino apenas quando achassem que iriam fadigar. Passado o primeiro mês, acabou a moleza. Daí em diante eles tinham que fazer a série até não conseguir mais. Por exemplo, no supino eles faziam até não conseguir mais mover as placas (era na máquina). Mas não parou por aí, nas últimas 6 semanas, os velhinhos ainda mandavam um drop-set”!! Conta Dr. Paulo Gentil em um dos seus trabalhos.

Leia também: Atividade física em foco | Força para idosos

O resultado foi lindo! A força deles aumentou mais que 100% e eles até perderam gordura! Tudo isso com um treino de poucos minutos!! Beleza. Acabado o estudo os que desejassem continuam teriam academia de graça, mas sem supervisão. Nesse período eles passaram a fazer 3 séries, pegando mesmo peso que antes, mas não chegavam à falha. Quem não quisesse treinar tudo bem.

Deixamos assim por mais 6 meses e avaliamos novamente. Agora veio a parte interessante! Tanto as pessoas que optaram por parar de fazer musculação quanto as que fizeram por contra própria perderam força e ganharam gordura, e os resultados dos dois foram iguais! Isso mesmo!!! Fazer nada e fazer de qualquer jeito deu no mesmo. E olha que estamos falando de fazer três vezes mais séries do que antes e pegando pesos similares!

A moral da história? Um treino supervisionado em alta intensidade de poucos minutos trouxe resultados incríveis. Mas treinar sozinho com alto volume e meia-boca foi a mesma coisa que não fazer nada. Então, reflita aí como está seu treino e como está sua supervisão!

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 

INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE