Nutrição Inteligente | Alimentação e o surgimento de acne

0
Acne
Acne (Foto: Google)
Co-Working em Ouro Fino

Problemas com espinhas? Quem nunca teve? A acne é uma doença de pele mais frequente entre os adolescentes e que, infelizmente, pode persistir na fase adulta. Existem várias causas para seu aparecimento, como excesso de oleosidade da pele, distúrbios hormonais ou uso de medicações. Porém a dieta pode desencadear diversos fatores para esta doença. 


Estudos demonstram que o hormônio do crescimento (GH), o fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) e a insulina exercem um relevante papel no surgimento da acne. O GH, produzido pela glândula pituitária, cai na corrente sanguínea e estimula a produção de IGF-1 no fígado, hormônio responsável por estimular o crescimento do corpo e aumento da musculatura. Este hormônio, juntamente com a insulina, atua nas glândulas sebáceas, estimulando a formação da acne, além de estimular à síntese de andrógenos nos ovários e testículos.


Sendo assim, o alto consumo de carboidratos simples (doces, bebidas açucaradas, pães, chocolate) gera hiperinsulinemia aguda que, consequentemente, influencia no crescimento epitelial folicular, na queratinização e, também na secreção sebácea aumentada. Tanto a insulina quanto o IGF-1 são capazes de estimular a lipogênese na glândula sebácea, ou seja, a produção de sebo.

Assine o Observatório de Ouro Fino

LEITE E DERIVADOS


O problema aqui não é mais o índice glicêmico. O leite de vaca é composto por caseína e proteínas do soro que estão associadas à elevação de IGF-1 e ao aumento da concentração de insulina. Sabe-se ainda, que a presença de hormônios das vacas (presente também no leite) aumenta essa produção do IGF-1, favorecendo o surgimento ou agravamento da acne.


Portanto pessoal, se você está na fase adulta e ainda apresenta espinhas, observe sua alimentação. Diminua o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico, leite e derivados. Lembrando que whey protein está incluindo nesta lista.

Referências bibliográficas: Melnik BC, Schmitz G. Role of insulin, insulin-like growth factor-1, hyperglycaemic food and milk consumption in the pathogenesis of acne vulgaris. Exp Dermatol. 2009 Oct 18.
Adilson Costa et. al., Acne e dieta, mito ou verdade? An. Bras. Dermatol. vol.85 no.3 Rio de Janeiro. June 2010.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423

Ou, nos endereços a seguir:

Clínica Saúde e Vida – Rua Júlio Brandão Filho, nº 343

Policlínica – Rua Silviano Brandão, nº 927

AnteriorPolícia Civil prende dois suspeitos de participação em sequestro a filha do vice-prefeito
PróximoOuro Fino goleia Jacutinga em amistoso preparatório