Nutrição Inteligente | Adoçante: o doce veneno

0
Adoçante no café, uma boa?
Adoçante no café, uma boa? (Foto: Reprodução/Google)
Co-Working em Ouro Fino

Criado para o público diabético, o adoçante promete adoçar tão quanto o açúcar. Com zero calorias, cativou as pessoas que visam o emagrecimento. Porém aquele saquinho ou gotinhas que você coloca no café, ou aquela coca zero e todos os produtos zero podem auxiliar no GANHO de peso!

Existem diversos estudos que demonstram uma associação entre o consumo de adoçantes artificiais e o ganho de peso. Dentre eles, um estudo publicado em 2017, concluiu que o consumo regular de bebidas adoçadas artificialmente está assoado com o aumento no risco de sobrepeso e obesidade. Isso se deve ao fato de que:


1) Os adoçantes artificiais estimulam receptores de sabor doce de maneira similar ao açúcar, estimulando o apetite. ⠀

2) A sensação de saciedade e prazer com a comida é controlada por estímulos cerebrais, a dopamina é o principal neurotransmissor ligado ao sistema de recompensa e prazer. O açúcar ativa esta via, já o adoçante não. Isso significa que mesmo consumindo um doce feito com adoçante, você ainda terá compulsão por doces.

3) Estimulam a secreção de GLP-1 que aumenta a liberação de insulina (hormônio de estado alimentado), reduzindo níveis plasmáticos de glicose, e com consequente, aumento do apetite.

4) Induzem a intolerância à glicose (pré-diabetes) por meio de alterações na microbiota intestinal (disbiose). Esse quadro está associado com ganho de peso.

Então o que podemos fazer para substituir o açúcar? Simplesmente se acostumar com o sabor natural dos alimentos. É muito difícil? Então utilize adoçantes naturais como stevia ou xilitol por exemplo, porém não é o ideal.

Referência Bibliográfica: Ruanpeng et aL. Sugar and artificially-sweetened beverages linked to obesity:A systematic review and meta-analysis. QJM. 2017 Apr 11

Assine o Observatório de Ouro Fino

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

AnteriorArtista propõe construção de escultura de Luiz Gonzaga em Ouro Fino
PróximoInscrições gratuitas para o IV Seminário de Economia da Cultura estão abertas