Nutrição Inteligente | Arroz, qual consumir?

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Tipos de arroz
Tipos de arroz (Reprodução/Google)

O arroz, assim como o feijão, é a base da alimentação da população brasileira. Um alimento rico em carboidrato, proteínas, vitaminas e minerais. E como podemos perceber, nos dias de hoje, existem vários tipos de arroz no mercado; integral, parborizado, vermelho, negro… sendo assim, qual é o melhor? Qual é o mais saudável? Qual eu posso comer?

▶ A diferença deles se referindo a composição nutricional é praticamente nenhuma. Em 80g de arroz branco e integral temos:

Arroz branco: 99 kcal, 22g carboidrato, 2g proteínas, 0,1g gordura, 1,2g fibras.
Arroz integral: 98 kcal, 20g carboidrato, 3g proteínas, 0,8g gordura, 2,2 fibras. Percebe-se que a diferença é insignificante.

▶ Por busca em uma alimentação mais saudável, muitas pessoas apresentam interesse em substituir o arroz branco pelo integral, porém, é importante saber que:

▶ O que se difere entre eles é o modo de processamento. No arroz integral, por exemplo, apenas a casca é retirada do grão. Sendo assim, há menor aceitação ao paladar de algumas pessoas, menor vida de prateleira (validade) e maior custo.

▶ Por ser um alimento menos processado, apresenta mais nutrientes e fibras, consequentemente, menor índice glicêmico. Porém a diferença desde índice não é tão grande. Arroz integral: 22 (em uma escala de até 250). Arroz branco: 29.

▶ Minha intenção é demonstrar que não existe uma regra. Você não é obrigado a consumir arroz integral. O importante é ter uma alimentação equilibrada. Caso precise de uma orientação específica para o ajuste de nutrientes, procure um nutricionista.

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