Odontologia com amor | Manchas brancas no dente: Devo me preocupar?

0
Manchas nos dentes
Manchas nos dentes (Reprodução/Google)
Co-Working em Ouro Fino

Talvez você já tenha se perguntado se deveria se preocupar com aquelas manchinhas brancas nos dentes ou até mesmo esteja se sentindo incomodado com a estética dentária que elas acabam comprometendo. Mas afinal, a presença das mesmas deveria ser motivo de preocupação?

Diversas são as razões pelas quais pode haver o manchamento esbranquiçado da superfície dentária e nem sempre se localizam de modo superficial. O fator causal é a perda de mineral do dente e o importante é que o paciente esteja sempre assegurado pelo diagnóstico e tratamento de um profissional em Odontologia antes de tomar qualquer providência.

Fatores como higiene bucal, aspectos sistêmicos de saúde, características nutricionais e idade do indivíduo são alguns dos quesitos importantes que devem ser avaliados no exame clínico para identificar o que causou.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Dentre as razões mais comuns de manchas brancas dentárias podemos mencionar:

1) Cárie: a lesão inicial cariosa se manifesta como uma descalcificação do dente e justamente de cor branca. Muitas vezes é comum observar em pacientes que utilizam aparelho dentário e não higienizam de modo ideal, esse tipo de mancha ao redor das peças ou embaixo dos fios, especialmente próximo à gengiva. Essa é uma situação muito perigosa, já que a cárie pode evoluir de modo “oculto e silencioso” e causar um comprometimento maior do dente.

2) Fluorose Dentária: na forma de mancha branca caracteriza-se por lesões opacas sobre os dentes e ocorre pela ingestão em excesso de flúor durante a formação dentária. Podem ser esbranquiçadas ou até mesmo de aspecto marrom, podendo ser polidas ou em forma de erosão (irregulares, “buracos”). O cirurgião dentista pode abrir mão de técnicas de desgaste e/ou restauração para “mascarar” e reabilitar a estética dos dentes acometidos.

3) Defeitos de Esmalte: são lesões normalmente lisas, podendo ser brancas ou amareladas, que são causadas por fatores como deficiências vitamínicas, infecções, traumas, hereditariedade, dentre outros e ocorre também na época de formação dos dentes.

Mas enfim, o que fazer? Para evitar o surgimento das manchas brancas é fundamental o cuidado com a saúde, considerando bons hábitos como alimentação e higiene consciente e ideal. E caso haja dúvida sobre a presença ou se já for notada, é imprescindível a avaliação de um cirurgião dentista que poderá detectar e tratar adequadamente cada tipo de lesão!

Cuide-se e lembre-se: saúde é prioridade!

Você pode encontrar Thais Barboza nas seguintes redes sociais:

Facebook

Instagram

WhatsApp: (35) 99908-7147

AnteriorPor motivo de saúde, Saravá pede afastamento da Câmara Municipal
PróximoErick Kauã é encontrado em Ouro Fino