Nutrição Inteligente | Outubro rosa, mês da conscientização do câncer de mama

0
1166
Outubro Rosa
Outubro Rosa (Foto: Google Imagens)

Representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. (INCA, 2019)

Não existe uma única causa para o câncer de mama. Envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade que iniciou a menopausa), atividade física insuficiente, exposição à radiação ionizante e excesso de peso.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis como a prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado. E não menos importante, a amamentação também é considerada um fator protetor ao câncer.

Uma alimentação saudável consiste no consumo diário de frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Alimentos ricos em fitoquímicos que atuam na prevenção e controle da doença.

Segue abaixo algumas orientações nutricionais para a prevenção desta doença:

Alho, gengibre, cúrcuma e outras especiarias devem ser incluídos no preparo dos alimentos. Neles apresentam fitoquímicos que auxiliam na morte de células cancerígenas, evitando o desenvolvimento do tumor.

As crucíferas, como brócolis couve, repolho e couve-flor, desenvolvem o papel de proteção contra o câncer.

Ômega 3, encontrado principalmente em peixes de água fria, como salmão, sardinha e arenque estão relacionados com a redução do câncer de mama.

Prefira carnes magras, cozidas, assadas ou grelhadas. Evite fritá-las. O óleo em altas temperaturas libera fumaça com uma substância chamada acroleína, altamente cancerígena.

Inclua o azeite em suas refeições, rico em polifenóis, apresenta função protetora, diminuindo a expressão dos genes pró-carcinogênicos.

Castanhas e nozes, ricas em gorduras insaturadas e minerais, como o selênio, são antioxidantes e auxiliam na prevenção do câncer.

Chá verde pode ser consumido na forma de uma infusão. Contém catequinas, substância com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Evite açúcar e alimentos gordurosos como doces, principalmente à base de cremes, biscoitos recheados, salgadinhos e embutidos em geral. A prevenção da obesidade e manutenção de um peso saudável é fundamental para a proteção contra o câncer de mama e outras doenças.

Pratique exercício físico. Além de auxiliar na perda de peso, estudos comprovam vários outros benefícios, principalmente no alívio do estresse, outro fator importante a ser evitado.

Cuide-se! A alimentação saudável e a prática de exercícios físico previne o câncer de mama e muitas outras doenças. E não se esqueça, um toque pode salvar sua vida! Faça o autoexame.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook