Nutrição Inteligente | Exagerou nas festas de fim de ano?

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Festas de fim de ano
Festas de fim de ano (Foto: Reprodução)

Uma semana após as festividades de fim de ano. Comeu além do que deveria durante as comemorações? Percebeu que ganhou alguns quilinhos? É muito comum nesta época de confraternizações o peso na balança subir, porém não pense que este peso é gordura, grande parte disto é água.

Com a mudança de rotina e hábitos alimentares, é muito comum nosso organismo reter líquidos. Isto se deve ao fato do aumento do consumo de alimentos ricos em carboidrato.

Com o elevado consumo deste nutriente, contribuímos no aumento do estoque de glicogênio hepático e muscular (reserva de carboidrato para o fornecimento de energia), havendo um aumento de água no nosso organismo. O carboidrato depende de sódio para ser absorvido; quanto mais sódio, mais água entrará. Excesso de sódio, bebidas alcoólicas, menos horas de sono, são outros fatores que contribui para a retenção de líquidos.

Esta variação de peso é normal e acontece! Evite dietas muito restritivas para tentar recuperar o peso anterior. Volte com sua rotina e seu hábito alimentar saudável e aos poucos o peso extra será eliminado.

Vamos para algumas dicas que contribui para a eliminação de retenção de líquidos:

  • Beba água! Não espere ter sede para ter este hábito. A sede já é um sinal de desidratação. Beber 2L de água por dia, não é uma regra. Cada pessoa tem uma necessidade de ingestão hídrica. Para saber o quanto de água deve beber por dia basta multiplicar seu peso por 35 e dará em média, a quantidade em ml.
  • Inclua chás: chá gelado é uma ótima opção para esta época do ano. Alguns chás que contribui para a retenção de líquidos são: hibisco, chá verde, cavalinha, carqueja e chá preto. Procure um profissional para saber qual chá é ideal de acordo com as suas individualidades.
  • Diminua o excesso de sal e açúcar. Evite alimentos industrializados pois apresentam uma quantidade muito grande desses ingredientes. Substitua por alimentos naturais e, quando não for possível, leia a lista de ingrediente. Escolha os que contenham o mínimo de ingredientes. Quanto menor a lista, mais saudável é o alimento. ⠀⠀

Comemorar e ter uma vida social é muito importante, deve ser aproveitada com equilíbrio e sabedora. Não demore para voltar à rotina, assim será mais difícil chegar aos seus resultados. ⠀

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