Nutrição Inteligente | Nutrição no carnaval

0
Carnaval e nutrição
Carnaval e nutrição (Foto: Google Imagens)
Co-Working em Ouro Fino

Estamos há uma semana para festa mais animada do país, o Carnaval! São 4 dias de alegria e descontração com muito gasto de energia, poucas horas de sono e muita ressaca; para os adorares das bebidas alcoólicas. 

E de onde vem tanta energia para tudo isso? Muitas vezes dos lanches com alto valor calórico, ricos em gordura, que até podem recuperar o nível de calorias que gastamos, porém, não são alimentos de boa qualidade nutricional e a recuperação para o próximo dia de folia, torna-se ainda mais lenta. 

Além disto, há um grande estresse físico desencadeado pelo alto consumo de bebidas alcoólicas, suor e agitação dos foliões. Uma grande porta de entrada para a queda da imunidade, podendo comprometer o restante dos dias de festa.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Mas não se preocupe! É possível sim manter uma alimentação saudável, mesmo no Carnaval.

Vamos para algumas dicas importantes para curtir seu carnaval com bastante disposição:

  • Evite não pular as refeições: Durante a folia, gastamos muita energia, por isso evite realizar longos períodos de jejum, para não ocasionar a hipoglicemia (glicose baixa no sangue), desencadeando dores de cabeça, tontura e até desmaios. Procura-se alimentar num intervalo de 3 a 4 horas. No almoço e jantar, opte sempre para alguma porção de carboidrato, como batata, arroz ou macarrão; proteína vinda das carnes, frango ou peixe; e varie na salada e frutas, para garantir um maior aporte de nutrientes.
  • Hidrate-se antes, durante e depois! No caso de ingestão de bebida alcoólica, intercale com água e alimentos (castanhas, cookies integrais, barra de cereal) e jamais beba em jejum. Isto irá proporcionar uma eliminação mais rápida dos metabólitos do álcool e retardar o efeito do álcool, amenizando a ressaca.
  • As frutas, sucos e água de coco são ótimas opções para repor eletrólitos e alguns minerais perdidos no suor.
  • Evite o consumo de alimentos gordurosos como bolacha recheada, fast food, frituras, carnes com gordura e condimentos, pois são alimentos de difícil digestão e podem gerar a sensação de empachamento, desconforto e preguiça após a refeição.
  • Bebidas energéticas apresentam altas concentrações de cafeína e quando consumidas em excesso, podem desencadear em problemas de saúde. Associadas ao consumo de álcool, torna-se ainda mais perigoso, pois eleva a frequência cardíaca e também aumenta a diurese.
  • Muitos radicais livres podem ser gerados neste período. Para combatê-los, aumente o consumo de alimentos antioxidantes com abacaxi, laranja, morango abóbora, limão, couve, espinafre, castanhas e nozes.
  • E não se esqueça, dedique algumas boas horas para o sono. Cerca de 6 a 8 horas, já serão suficientes para recuperar as energias.

Agora é só curtir o carnaval com muita nutrição e disposição!!!

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram
Facebook

AnteriorMenino da Porteira já está pronto para o carnaval em Ouro Fino
PróximoEixo de caminhão se solta, e por pouco, não causa tragédia