Ouro Fino não tem UTI, como serei tratado em caso de Covid-19?

0
Unidade de Terapia Intensiva
Unidade de Terapia Intensiva
Co-Working em Ouro Fino

A Santa Casa de Ouro Fino não possui leitos de UTI, mas o hopistal reservou 10 leitos de isolamento para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 na cidade. Porém, se o caso do paciente evoluir para algo grave, é necessário a transferência para uma unidade de saúde de referência na região.

“Ouro Fino tem 6 ventiladores que podem ser usados em caso de necessidade até que haja transferência do paciente para leito de UTI.Temos pactuação com vários hospitais para tratamento em UTI, inclusive hospitais particulares que vão receber pacientes pelo SUS. O momento é de cautela e preocupação, mas não de pânico”, conta a secretária de saúde Vânia Rodrigues.

No Sul de Minas, a unidade pública preparada para atender pacientes de coronavírus é o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. Há também outros hospitais com UTI como em Itajuba e Varginha, além de instituições privadas que atendem particular e planos de saúde. Mas em caso de contágio em massa e a procura por atendimento maior do que o hospital possa atender, eles não conseguirão suprir a demanda.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Por isso é importante o isolamento social, evitando a contaminação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo, o que sobrecarregaria o sistema de saúde. Nesse caso, os hospitais seriam obrigados a escolher quem atender e quem deixar morrer.

Ouro Fino tem em torno de 35 mil habitantes e até o momento apenas um caso confirmado de Covid-19, que veio a óbito. Caso um número grande de pessoas na cidade se contaminem ao mesmo tempo e desenvolvam o estado grave da doença, pode não haver condições de atendimento.

Por exemplo: Pouso Alegre tem em torno de 150 mil habitantes e 40 leitos de UTI. Se 1% da população for contaminada em um curto período de tempo, teremos 1 mil e 500 infectados. Desses, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 5% desenvolvem o caso grave. Então, serão 75 doentes graves precisando de internação. Se o hospital tem apenas 40 unidades de terapia intensiva, onde as outras 35 pessoas serão internadas?

Essa é a questão quando se fala da importância do isolamento social. Evitar que muitas pessoas se infectem ao mesmo tempo e corram o risco de desenvolver o tipo grave da doença. Portanto, fique em casa e preserve sua vida!

AnteriorTodos serão infectados pelo coronavírus?
PróximoColdBlack lança clipe de sua música autoral; assista