Opinião: Com responsabilidade, Prefeitura de Ouro Fino combate o coronavírus sem prejudicar o trabalhador

0
Menino da Porteira no combate ao coronavírus
Menino da Porteira no combate ao coronavírus (Foto: Prefeitura de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

2020 tem sido totalmente diferente para os seres humanos. O coronavírus mudou a normalidade do mundo e as pessoas tiveram que se acostumar com novos hábitos e uma vivência totalmente diferente.

O vírus chegou para dar um choque de realidade na humanidade. Tivemos que aprender a fica em casa, deixar de realizar nossas atividades rotineiras e abandonar alguns hobbies e costumes.

Para evitar a propagação do Covid-19, muitas normas foram aplicadas, talvez, melhores executadas em outros países. No Brasil, apesar dos números estarem abaixo do esperado, a quarentena não está sendo respeitada da maneira que deveria.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Em Ouro Fino, a Prefeitura Municipal realiza, até aqui, um grande trabalho no combate ao coronavírus e também na flexibilização do comércio, que sofreu um enorme impacto negativo com a chegada do coronavírus.

No início da quarentena, apenas serviços (supermercados, açougues, pet shops, posto de gasolina e farmácias) essenciais poderiam trabalhar. O restante do comercio estava proibido de abrir.

Com o passar dos dias, os casos de coronavírus em Ouro Fino não evoluíram drasticamente e, no dia 13 de abril, o prefeito, Maurício Lemes de Carvalho, assinou um decreto que permitia a abertura do comércio seguindo algumas normas de segurança.

Ainda com muito cuidado, a Prefeitura de Ouro Fino avançou e permitiu a abertura de academias, estúdios de pilates, box de crossfit e similares no dia 16 de abril. As atividades voltaram em 20 de abril, seguindo diversas recomendações de segurança e higiene.

Já os bares, restaurantes e lanchonetes estavam com suas atividades presenciais suspensas, sendo permitido apenas o delivery. Essa medida foi essencial para que esses estabelecimentos não tivessem prejuízos maiores.

Hoje, segunda-feira (11), Ouro Fino possui cinco casos confirmados de coronavírus e outros seis suspeitos. 16 pacientes, que apresentaram algum tipo de sintoma, já foram descartados como possíveis positivos para coronavírus.

Com isso, a Prefeitura autorizou a abertura presencial de bares, restaurantes e lanchonetes. Mas, assim como os outros estabelecimentos, com regras rígidas de segurança e higiene.

Outras medidas foram impostas com as enormes filas que estavam se formando em frente às agências bancárias e casas lotéricas. A fiscalização foi dobrada e, os agentes realizam um trabalho exemplar de conscientização.

Uma das últimas medidas adotadas em Ouro Fino é o uso obrigatório de máscaras nos comércios, bancos ou em qualquer lugar fechado que o cidadão for entrar.

Agora, o desafio é ainda maior. De acordo com especialistas, o pico de infectados pelo coronavírus acontece entre maio e junho. Com isso, os trabalhos de prevenção e orientação devem aumentar. Porém, até aqui, Ouro Fino está vencendo o coronavírus, com responsabilidade e com a ajuda da população, que está cada vez mais consciente nos seus deveres nesta luta, que pelo que parece, está longe de ser vencida.

AnteriorOuro Fino registra mais dois casos suspeitos de coronavírus
PróximoCemig utiliza equipe especial para atendimento a hospital da capital mineira