Atividade física em foco | Emagrecimento rápido

0
Emagrecimento rápido
Emagrecimento rápido (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

As pessoas em geral levam anos fazendo tudo errado, tem uma vida completamente desregrada, sedentária, se alimentando mal. Aí em um belo dia ela deseja resolver isso tudo em um passe de mágica, décadas fazendo tudo errado e a pessoa acha que vai resolver tudo em alguns dias. As pessoas em geral são ansiosas e acabam buscando meios para que o emagrecimento seja rápido, mesmo pessoas inteligentes se entregam a isso, acabam caindo no conto de alguns programas mágicos, tais como, gel de emagrecimento, criolipólise, massagem, cinta modeladora, tudo quanto é baboseira produzida no mercado.

O que você precisa entender, fora o risco altíssimo de ser enganada, se entregar a estratégia de perda de peso muito rápida, pode ser insustentável e pode não ser saudável.

Vou dar um exemplo de um estudo norueguês, que ele comparou os efeitos de uma dieta para perder 0,7% e outra para perder 1,4% de peso por semana, pessoas atletas de força e potência, foi acompanhado também a musculação para manter a massa musculação, pois então, resumindo, faziam dieta e musculação.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Ao final deste estudo o que se observou que a estratégia para perda de 0,7% de peso, de fato eles perderam, já a estratégia para perder 1,4% de peso não conseguiram, chegaram a 1%, ou seja, acabou se aproximando mais do que o outro grupo perdeu. O que conseguimos entender com esse estudo? Que a meta estabelecida mais lenta (0,7%), uma meta mais realista pode trazer resultados melhores, porque não vai gerar frustação. Se você faz uma dieta muito restritiva o seu organismo faz ajustes metabólicos e irá dificultar a perda de peso.

Então, foi acompanhada a perda de peso, o grupo que adotou a estratégia mais rápida demorou 5,3 semanas e o grupo que adotou as estratégias mais lenta, mais conservadora demorou 8,5 semanas para atingir o objetivo que era 5,6% do peso inicial. Apesar de na balança ter dada tudo igual, você pode pensar, perdeu peso mais rápido, algumas coisas devem ser levadas em consideração, o peso na balança não necessariamente quer dizer que você emagreceu mais, por isso, se faz necessário uma avaliação física para saber o resultado se você realmente emagreceu (perdeu gordura), por que na balança só o resultado pode ser perda de massa muscular, desidratação…entendeu?

Por esse motivo é importante ressaltar que o grupo no estudo que fez a estratégia mais lenta perdeu 50% a mais de gordura e ainda aumentou a massa muscular em 2,1%, já o grupo com a estratégia mais rápida teve a tendência de perder músculo, lembrando que ambos os grupos estavam fazendo musculação, agora imagina se você estiver fazendo uma estratégia agressiva para emagrecimento, estiver fazendo aeróbio em jejum (AEJ), aeróbio de baixa intensidade e longa duração, será pior ainda, porque vai ativar mais ainda o modo econômico, irá dificultar ainda mais o seu emagrecimento, como disse acima, então entenda que além de ter o problema de perder massa muscular e ficar com flacidez, tem o problema da sustentabilidade, você vai acabar abaixando seu metabolismo de repouso, e com isso, quando você voltar a comer normalmente o seu corpo vai estar ansioso e acaba engordando tudo de novo, famoso efeito sanfona ou ioiô.

Você acaba vivendo nesse efeito de engorda, emagrece, não consegue sair deste ciclo, porque não entende que uma estratégia sustentável é melhor, não adianta estabelecer metas irreais, faça algo que não seja tão agressivo e que possibilite seu corpo ir se adaptando de maneira saudável a essa nova realidade

Referência bibliográfica
Garthe I, Raastad T, Refsnes PE, Koivisto A, Sundgot-Borgen J. Effect os two differente weight-loss rates on body composition and strength and power-related performance in elite athletes. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2011 Apr;21(2):97-104

DANIEL CECCON

Graduado em Educação Física pela Sociedade Sul mineira de educação e Cultura (2006).
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força pela UNIFOA/RJ. (2008).
Possui curso de Biomecânica aplicado à musculação pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Fisiologia, metabolismo e energia pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Atividade Física e Envelhecimento pelo grupo IPED (2013),
Curso de Obesidade e Atividade Física pelo grupo IPED (2013).
Possui 3 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais: Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), 2011 e Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 2011.
Endereço para o curriculum: http://lattes.cnpq.br/5893018899739366

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 
INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE  

AnteriorPrefeitura de Ouro Fino confirma mais dois óbitos por Covid-19
PróximoConfira o resultado preliminar do concurso 001/2020 da Prefeitura Municipal de Ouro Fino