Abertas inscrições para psicólogos e assistentes sociais para rede estadual de ensino

0
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Imagem - Reprodução.
Co-Working em Ouro Fino

Estão abertas as inscrições para contratação de psicólogos e assistentes sociais interessados em atuar na rede estadual de ensino de Minas Gerais. De acordo com o edital do processo seletivo simplificado da Secretaria de Estado de Educação, são previstas 460 vagas, sendo 230 para cada cargo, para atuar em núcleos distribuídos em diversos municípios de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino. 

O período de cadastro e envio da documentação começa nesta sexta-feira 28 e vai até o dia 03 de Fevereiro. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio de formulário disponível no endereço www.pss.educacao.mg.gov.br.

De acordo com a Secretaria, o processo seletivo simplificado será composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira será uma análise do requisito de contratação e das informações curriculares. Já a segunda consiste em uma entrevista técnico/comportamental. Todas as fases serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

Atribuições

O trabalho do psicólogo nos núcleos será acompanhar o ambiente escolar e participar do processo pedagógico sem realizar uma atuação clínica. Já o assistente social deve garantir orientações para a comunidade escolar com respeito e clareza dos direitos e dos deveres individuais e coletivos, com foco na melhoria das relações de ensino e aprendizagem. 

Os dois profissionais farão uma análise institucional, identificando demandas psicossociais do ambiente escolar, além de elaborar e executar programas de orientação sociofamiliar, com objetivo de prevenir a evasão escolar; considerar as questões socioemocionais e os relacionamentos interpessoais no ambiente escolar para desenvolver o Projeto Político-Pedagógico; entre outras funções.

Núcleos

Os núcleos vão atuar juntamente com as equipes pedagógicas e gestoras das escolas e no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, além de contribuir na construção de um ambiente escolar mais colaborativo e empático. 

Cada núcleo contará, no mínimo, com um psicólogo e um assistente social. O quantitativo de profissionais levará em consideração o número de escolas estaduais localizadas no município. As Superintendências Regionais de Ensino serão responsáveis por organizar a implementação das unidades, de acordo com a necessidade de atendimento. 

Serão priorizadas as cidades cujas escolas e regionais tenham mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.

AnteriorHomem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Inconfidentes
PróximoQuadrilha é presa após extorquir aposentado por PIX em Santa Rita do Sapucaí