Adiada a campanha de vacinação contra Sarampo

0
Vacina Sarampo
Vacina Sarampo
Co-Working em Ouro Fino

Segundo informação divulgada pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), deveria ter começado na segunda feira (23), a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo em todo o pais. Mas a campanha foi adiada pelo Ministério da Saúde.

Foi anunciado pelo órgão que a campanha começou, prevista para terminar dia 30 de junho, priorizando imunizar 9 milhões de pessoas com 20 até 49 anos, independente se ja se vacinaram ou não. O órgão informou ter recebido doses da vacina para a campanha, que já teriam sido distribuídas para os municípios.

Mas foi confirmado na terça feira (24) o cancelamento da campanha prevendo evitar aglomerações nas unidades de saúde que estão funcionando para a campanha de vacinação contra a gripe.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A primeira etapa de imunização contra a gripe, começou na segunda (23) de março e termina no dia 15 de abril. As Unidades estão atendendo as pessoas a partir dos 60 anos de idade, que é a parte da população com maiores riscos de casos mais complexos e mortes por doenças respiratórias, como a influenza e a COVID-19.

Minas Gerais registrou em 2011 um caso de sarampo importado da França, em 2013 dois casos importados dos Estados Unidos, e em 2019 um caso exportado da Europa. O total de casos confirmados da doença no mesmo ano em Minas foram de 136 pessoas, segundo a Secretaria de Saúde.

Quando for retomada, a segunda parte da campanha de vacinação contra Sarampo terá disponível a vacina tríplice viral, que previne a contaminação do vírus do sarampo, caxumba e rubéola. Será oferecida também a dupla viral, que protege do sarampo e rubéola, que pode ser usada para o bloqueio vacinal em caso de surto. 

O Ministério da Saúde afirma que, cabe ao profissional da saude aplicar a vacina adequada, de acordo com a idade, e a situação epidemiológica de cada pessoa.

AnteriorInformativo coronavírus: Ouro Fino segue com apenas 2 suspeitos
PróximoMercadão Municipal altera horário de funcionamento