Brasileiros mudam hábito alimentar devido ao alto preço das carnes

0
Churrasco
Imagem: Divulgação - Google
Co-Working em Ouro Fino

O aumento dos preços da carne bovina tem feito os consumidores brasileiros se adequarem à realidade financeira atual do país. No lugar das tradicionais carnes de primeira, muitos têm recorrido aos produtos considerados menos nobres como o frango, ovos, carne de porco e partes menos demandadas do boi, como acém, lagarto e músculo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a procura por carnes dianteiras, consideradas de segunda, superou a demanda por partes mais nobres do boi, em agosto deste ano, nos açougues e supermercados do país.

As carnes dianteiras foram procuradas por 34,6% dos brasileiros, enquanto as de primeira foram demandadas por apenas 28,8% da população.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Já no acumulado deste ano, as carnes consideradas de segunda e terceira foram duas vezes mais consumidas do que as carnes de primeira pela população brasileira. Nos últimos 12 meses, dados da Abras mostram que a procura por frango congelado foi 38,1% maior do que as carnes bovinas.

O mesmo acontece com a demanda por ovos. Segundo o levantamento, o consumo do produto, de janeiro a agosto deste ano, foi quase 20% superior às proteínas provenientes do boi, sejam de peças nobres ou de segunda e terceira.

Proteínas mais consumidas pelos brasileiros no ano de 2021:

  • Ovo – 19,1% da população
  • Frango – 14,6% da população
  • Carnes bovinas de segunda – 14,1% da população
  • Carnes nobres – 7% da população

No entanto, até as carnes consideradas menos nobres, como o acém, a paleta e a costela sofreram os impactos econômicos e também ficaram mais caras para a população em geral.

Carne Bovina
Imagem: Divulgação – Google

AnteriorPrefeitura de Ouro Fino abre Processos de Licitação
PróximoVacinação contra covid-19 está disponível para jovens de 15 anos