Bruno Zucareli esclarece sobre reajuste na conta de água

0
Bruno Zucareli (Reprodução/Câmara Municipal de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

Na última terça-feira (26), o diretor do DMAAE, Bruno Zucareli, participou da Audiência Pública, na Câmara Municipal de Ouro Fino. O evento tinha como objetivo esclarecer algumas reclamações que o departamento vinha recebendo por parte da população.

No início de sua fala, Bruno já começa esclarecendo sobre o reajuste de 3,55% na tarifa de água. “Tem sido divulgado em nossa cidade a questão do aumento de água. Muito pelas redes sociais. Falam que aumentou 100%, 200%. Isso não é verdade. Houve uma recomposição inflacionária. A água não sofre aumento. Ela sofre recomposição. E, anualmente é feito uma recomposição inflacionária…

…Esse ano foi de 3,55%, segundo o IPCA. É o índice mais baixo que foi escolhido para dar este aumento. Em comparação, por exemplo, com Inconfidentes, houve um aumento de 7% na COPASA, que utilizou outro índice para calcular o aumento na conta de água”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Leia também: Audiência Pública com DMAAE acontece nesta terça-feira (26)

Bruno também explicou o motivo de algumas contas terem aumentado significativamente de um mês para o outro. “Existem muitos casos que podem levar ao aumento. Esses valores alterados não são constantes. Não existe um aumento real de mais de 3.55%. Veja bem, numa conta que se pagava, no ano passado, R$ 47,64, hoje está se pagando R$ 49,33. Podem haver vários motivos que ocasionam o aumento da conta da água, que não é o hidrômetro e nem o departamento de água. Tempo seco, poeira, férias, piscina, aumento de pessoas na casa, mais casas ligadas ao hidrômetro, aquisições de equipamentos (que utilizam água) e vazamentos…

…Os vazamentos tomam conta da maioria dos casos de aumento. O DMAAE disponibiliza um serviço especializado. O funcionário vai na casa da pessoa e presta este serviço. Analisando, principalmente, se houve um vazamento interno, ruptura de cano ou da rede de abastecimento, válvula e boia da caixa d’agua. São inúmeras as situações que podem levar à alteração da conta”.

Ainda segundo o diretor, uma torneia vazando ou pingando o dia todo pode chegar a gastar até 46 litros de água por dia. E que esses fatos são reais e, infelizmente, podem acontecer na casa dos consumidores.

AnteriorPrefeitura de Ouro Fino realiza palestra para gestantes
Próximo“Vai afundar a rua inteira”, afirma Bruno Zucareli sobre situação na Major Sebastião Pires