Henrique Wolf nomeia Sheilla Faria como nova Diretora de Saúde

0
Sheilla Faria
Sheilla Faria (Foto: Redes Sociais)
Co-Working em Ouro Fino

O prefeito eleito Henrique Wolf segue montando sua equipe para o início do seu mandato, no dia 01 de janeiro de 2021. Wolf nomeou Sheilla Faria para assumir o cargo de Diretora de Saúde.

Sheilla de Oliveira Faria tem 38 anos, é Doutoranda e Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Toronto (Canadá) e estágio de pesquisa na University Health Network do Princess Margaret Cancer Center (Canadá). É Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas/MG e especialista em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Viçosa/MG.

O Observatório de Ouro Fino conversou com Sheilla, que nos contou detalhes sobre suas experiências profissionais e expectativas para o novo desafio. Confira abaixo.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Observatório de Ouro Fino: Quais suas experiências profissionais na área da saúde?

Sheilla Faria: “Tenho experiência como docente (atividades de ensino, pesquisa e extensão) nos cursos de nutrição da Universidade Federal de Alfenas-MG, Universidade Vale do Sapucaí (UNIVAS) e nas Faculdades ASMEC. Também possuo experiência como nutricionista com ênfase em saúde pública (Prefeitura Municipal de Ouro Fino) e ambulatorial (SEST-SENAT Pouso Alegre). Além disso, tenho experiência no atendimento de pacientes com câncer em cuidados paliativos e como coordenadora dos ambulatórios no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, onde desenvolvi protocolos de atendimento nutricional, indicadores de qualidade e projetos de pesquisa e assistência em oncologia”.

Observatório de Ouro Fino: Qual foi o grande motivo que a fez aceitar o cargo de Diretora de Saúde de Ouro Fino?

Sheilla Faria: “A minha formação sempre foi voltada para Saúde Coletiva. Acredito no potencial do SUS, apesar de suas limitações, como ferramenta para prevenção, promoção e tratamento para todos. Ter a chance de contribuir de alguma forma para a saúde da população me deixa muito satisfeita”.

Observatório de Ouro Fino: Ouro Fino continuará com as medidas protetivas contra a Covid-19? Como você avalia a atual situação da cidade em relação ao vírus?

Sheilla Faria: “As medidas protetivas contra a Covid-19 são essenciais para garantir o bom funcionamento dos serviços de saúde e a proteção da população, principalmente a mais vulnerável. De acordo com os últimos boletins da prefeitura (liberados na internet) os números, assim como em outros locais, estão aumentando. Pretendo fazer o diagnóstico da situação para verificar quais medidas protetivas estão em vigor e assim decidir, em conjunto com a equipe, quais medidas protetivas precisam continuar e/ou ser implementadas. Conto com a colaboração da população”.

Observatório de Ouro Fino: Quais projetos para área da saúde você pretende implementar no município?

Sheilla Faria: “Para desenvolver projetos será preciso fazer um diagnóstico inicial com avaliação dos indicadores do município, verificar quais projetos e programas já estão implantados (e se funcionam bem) e quais podemos implementar. Para isso pretendo incentivar a participação social (através de Conferências de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Serviço de Ouvidoria). Atenção Básica deve ter espaço prioritário e deve articular com os demais níveis de complexidade da atenção à saúde”.

Observatório de Ouro Fino: Como você avalia a questão saúde em Ouro Fino atualmente? Tendo em vista que existem muitas reclamações da população nesta área.

Sheilla Faria: “É difícil responder de imediato já que ainda não tenho dados internos para fazer uma avaliação adequada. Mas ao meu ver a área da saúde está sempre em processo de mudança e, portanto, deve se ajustar e melhorar constantemente para alcançar os objetivos e demandas atuais de seus usuários/trabalhadores”.

Observatório de Ouro Fino: Espaço livre para agradecimentos.

Sheilla Faria: “Agradeço a confiança do prefeito eleito Henrique Wolf depositada em mim. Agradeço também os muitos votos que recebi para a nova gestão. Espero corresponder às expectativas e contribuir com a saúde da população de Ouro Fino”.

AnteriorInmet faz alerta para chuva de 100mm em 596 cidades mineiras; Ouro Fino está na lista
PróximoEditais de Proclamas #34