Covid-19: Ouro Fino não aderiu ao Plano Minas Consciente

0
Covid-19
Foto: Redes Sociais
Co-Working em Ouro Fino

Na data de 30 de abril de 2020 por meio da Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 39 entrou em vigor o Plano Minas Consciente. O Plano, possui como objetivo orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado de Minas Gerais. A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população em relação a pandemia da Covid-19.

O Minas Consciente foi criado com base nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado de Minas Gerais para que possam agir de maneira correta e responsável. Neste sentido, o Plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

O programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco). No dia 03 de março de 2021, devido ao aumento dos casos da Covid-19 e a falta de leitos para internações, foi criada a onda roxa, com o objetivo de conter a evolução da pandemia, restabelecer com velocidade a capacidade de assistência hospitalar das macrorregiões e preservar a vida. Cabe ressaltar que, diferente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa o caráter é impositivo.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Para aderir ao Plano Minas Consciente, é necessário que o município publique um Decreto informando a adesão ao Plano e também comunique a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede MG) sobre a decisão de aderir ao Plano. O município de Ouro Fino não faz parte do Plano Minas Consciente e a região Sul de Minas está inserido na zona vermelha ( alto risco – somente serviços considerados essenciais deveriam estar funcionando) de acordo com a imagem abaixo retirada do site oficial do Plano Minas Consciente, publicado em 10 de março de 2021.

Cabe enfatizar que, na data de 04 de março de 2021 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) incluiu o município de Ouro Fino em estado de calamidade pública. O Observatório de Ouro Fino tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde via telefone para esclarecimentos, mas, não obteve êxito. Confira aqui a lista de município do estado de Minas Gerais que aderiram ao Plano Minas Consciente.

AnteriorAcesse e confira o calendário da coleta de lixo em Ouro Fino
PróximoSaiba quem são e quanto ganham os cargos comissionados do DMAAE