Geadas arrasam cafezais no Sul de Minas

0
Lavoura de café atingida pela geada
Lavoura de café atingida pela geada
Co-Working em Ouro Fino

O frio intenso dos últimos dias provocou geadas no Sul de Minas e trouxe prejuízos para os cafeicultores da região. Maios produtor de café do Brasil, o Sul de Minas Gerais, incluindo Ouro Fino, teve segundo avaliação de técnicos, em média 20% das lavouras atingidas pelas geadas. Mas em alguns casos até 70% da área plantada foi atingida.

Alguns cafezais foram mais severamente atingidos, outros menos. Mas diferente de outros invernos passados, desta vez as geadas atingiram não só baixadas, mas também cafezais em altitudes. Muitos cafezais novos, recém-plantados, também foram prejudicados e terão de ser novamente plantados. Os estragos causados em 2021 já são comparados a pior geada do Sul de MG, em 1994.

Especialistas indicam que o potencial da safra 2022 foi comprometido. Agora é preciso esperar a reação das plantas às geadas para definir qual técnica será utilizada para a recuperação dos pés de café.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Com as geadas e a quebra na safra 2022 agora esperada, os produtores do Sul de Minas Gerais já travaram suas vendas para a entrada no próximo ano, porque não tem mais confiança do quanto irão colher e os preços devem subir.

AnteriorOuro Fino completa 10 dias seguidos sem mortes por Covid-19
PróximoQueimadas criminosas assolam Ouro Fino