Dia Internacional da Mulher – homenagem para as mulheres mais idosas de Ouro Fino

0
Da esquerda - Maria de Lourdes Martinez, que vai completar no fim do mês 103 anos. Da direita, sua irmã - Maria Aparecida Nunes, que tem 100 anos.
Co-Working em Ouro Fino

No dia 31 de março de 1918, em um domingo de Páscoa, nasce Maria de Lourdes Martinez em uma fazenda na zona rural de Ouro Fino, filha de Sebastião Nunes da Costa e Durvalina Maria de Jesus. Residiu nessa fazenda com seus pais e sua irmã mais nova, Maria Aparecida Nunes, até os 9 anos de idade, quando se mudaram para a atual cidade de Inconfidentes, que na época era distrito de Ouro Fino.

Em 26 de outubro de 1939 casou-se com João Garcia Martinez, conhecido como Joanico, que era músico e comerciante, também no distrito de Inconfidentes. Em 1940, Maria de Lourdes teve seu primeiro filho, José Maria Garcia; em 1941, nasce seu segundo filho, Elói Geraldo Garcia Nunes; em 1947, nasce sua primeira filha, Maria Auxiliadora Garcia de Oliveira e em 1950 sua filha caçula, Maria de Salete Garcia Nunes, todos nasceram no distrito de Inconfidentes.

Em janeiro de 1957, Maria de Lourdes, Joanico e seus 4 filhos se mudaram para a cidade de Ouro Fino, onde abriram seu primeiro comércio na Rua 13 de Maio, onde se localizava o Bazar da 13. Joanico e Maria de Lourdes permaneceram no comércio de Ouro Fino até meados dos anos 70, depois seu marido se aposentou, passando a se dedicar a dar aulas de música, violão e também tocava em bailes, carnavais e fazia serenatas.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Em 27 de fevereiro de 2018, Maria de Lourdes recebeu o Diploma de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Ouro Fino. No final desse mês de março de 2021 Maria de Lourdes irá completar 103 anos ao lado de sua irmã Maria Aparecida Nunes que nasceu em 29 de setembro de 1920, com 100 anos de idade, é a segunda filha de Durvalina e Sebastião. Maria Aparecida nasceu para catequisar e ensinar.

Através de uma enquete realizada pelo Observatório de Ouro Fino sobre a pessoa mais idosa da cidade, chegamos a essas duas irmãs. Hoje, no Dia Internacional da Mulher prestamos essa homenagem a essas duas mulheres guerreiras, cheias de histórias, longevidade e sabedoria. Se você conhece alguém mais idoso, que possui mais de 103 anos, entre em contato pelas redes sociais do Observatório de Ouro Fino e nos informe.

AnteriorEditais de Proclamas #44
PróximoPrefeitura de Ouro Fino divulga nova faixa etária para vacinação contra a Covid-19