Mortandade de peixes no Recanto dos Lagos em Ouro Fino

0
Mortandade de peixes no Lago dos Palomos (Foto: Observatório de Ouro Fino).
Co-Working em Ouro Fino

Quem passou pelo Lago dos Palomos em Ouro Fino nos últimos dias, pôde observar a quantidade de peixes mortos e o mau cheiro no primeiro lago, próximo ao deck de madeira.

Na sexta-feira (15) começaram a aparecer no local muitos Lambaris mortos. Pessoas que transitavam pelo lago, publicaram as fotos em grupos da cidade tentando buscar respostas para a mortandade repentina dos peixes.

Não se sabe ao certo o que causou a mortandade dos peixes, provavelmente, foi causada por um evento repentino que tornou o ambiente impróprio para os mesmos, podendo estar relacionada, com a aplicação de algum tipo de herbicida no entorno do lago ou em algum terreno próximo, devido a grande quantidade de chuvas do momento, o herbicida pode ter escoado para o lago e contaminado os peixes.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Outra possível causa que deve ser averiguada, é referente a falta de oxigenação na água, pois, com o aumento das chuvas e consequentemente, aumenta o assoreamento no lago, trazendo mais matéria orgânica e sedimentos, deixando a água mais turva e interferindo na oxigenação da água que é essencial para os peixes.

Cabe ressaltar que, através de uma análise da água é possível saber o que causou a mortandade dos peixes, para que isso não se repita e oriente o Poder Público a tomar as medidas necessárias de fiscalização contra esse crime ambiental.

AnteriorAnvisa autoriza o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford
PróximoA vacinação contra a Covid-19 começa hoje em Minas Gerais