Ouro Fino-MG inaugurará o primeiro teatro de arena do Circuito Turístico das Malhas Sul de Minas

0
Teatro de Arena
Teatro de Arena (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

Após a realização do Seminário de Economia da Cultura, no mês de junho do ano passado, na cidade de Ouro Fino-MG, os dirigentes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola – ACIA, tiveram a ideia de criar um centro de disseminação da cultura na cidade, e após buscarem parcerias para realizar o projeto, inaugurarão, nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, o primeiro teatro de arena do Circuito Turístico das Malhas Sul de Minas.

Localizado na Universidade Corporativa da ACIA, o novo palco para a divulgação da cultura local receberá o nome do cineasta Francisco de Almeida Fleming.

A inauguração contará com dois dias e uma programação variada que contempla atrações artísticas para o público em geral e duas mesas de trabalho tendo como público-alvo empresários e artistas.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A abertura do evento, no dia 27, está programada para as 19 horas, e será marcada pelo descerramento da placa de inauguração, com a participação de autoridades locais e o deputado Dalmo Roberto Ribeiro Silva, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG.

Quem estreará no palco do teatro serão os artistas Ronildo Prudente e Grupo Borná de Xepa, cuja apresentação traz muita música e contações de causos da cultura popular.

Segundo dia

A programação do segundo dia começa logo pela manhã, com uma palestra, às 8h30, do professor José Lasmar, da Fundação João Pinheiro, que abordará questões conceituais relativas ao tema “A Arte o Turismo e a Moda como Vetores do Desenvolvimento Mineiro”.

Depois, haverá a fala de Giovanna Penido, membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais -CONSEC-MG e do Conselho Nacional de Política Cultura – CNPC, no segmento moda. Na sequência, será a explanação da subsecretária de cultura do estado, Rute Costa Assis, que também participará de uma mesa redonda, que trará informações sobre como a atual política de cultura mineira contempla o tema explorado pelo professor José Lasmar. O presidente do Sindvestsul, sindicado patronal da indústria da moda na região, também já confirmou presença. No final, com mediação do gerente de recursos humanos da empresa TS Tech, Humberto Rocha.

Na parte da tarde, às 15 horas, está programado um encontro com artistas e empreendedores culturais da região para informações relativas à formatação de projetos para os editais do Fundo Estadual de Cultura e também para o Incentivo Fiscal com a participação do diretor de Articulação e Integração Regional da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Alysson Felipe.

“Para o segundo dia, nós convidamos todos os presidentes que compõem o Circuito Turístico das Malhas Sul de Minas, que abrange seis cidades da região, para participarem das discussões, em especial do encontro com a subsecretária de cultura do estado. Será um momento importante para discutirmos as potencialidades da cultura e como a região pode aproveitá-las para incorporá-las no desenvolvimento econômico. Tema que abordamos no ano passado durante o Seminário de Economia da Cultura e que despertou o interesse dos municípios vizinhos a Ouro Fino”, comenta o presidente da ACIA, Paulo Afonso Pereira.

Para encerrar as atividades de inauguração, a partir das 19h30 do dia 28, o Teatro de Arena Cineasta Francisco de Almeida Fleming receberá três atrações artísticas. Haverá a apresentação de danças do Studio Davi Firmo, a Banda Musical Ouro Fino, e para encerrar em grande estilo, o show com a banda The Big Lovers.

Realização

O evento de inauguração do Teatro de Arena Cineasta Francisco de Almeida Fleming é organizado e produzido pela Balaio do Cerrado Produtora, representada pelo diretor Rubem dos Reis, idealizador do I Seminário de Economia da Cultura realizado em junho do ano passado em Ouro Fino.

“A inauguração do Teatro de Arena de Ouro Fino é o resultado concreto dos diálogos promovidos durante o Seminário, que despertaram nos participantes o olhar para discutir a cultura e incluí-la nas bases que sustentam o desenvolvimento econômico local. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, todas as localidades podem se beneficiar dos recursos, inclusive com a reforma recente, na qual contempla pequenos municípios. Ouro Fino é uma dessas localidades que entenderam a vocação do Fundo, que é distribuir os recursos visando atender segmentos e regiões que até então não eram contempladas pelo programa estadual de fomento”, comenta Rubem dos Reis.

Segundo o produtor, foi com base nessas premissas que, no ano passado, realizaram o Seminário de Economia da Cultura, com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da TS Trim, e agora auxiliam a ACIA a inaugurar o teatro de arena. “Esse evento será mais uma grande oportunidade de divulgar o programa de fomento estadual à cultura para pequenos e médios empresários estimulando, assim, de forma inédita, a formação de novos arranjos produtivos e transversais, nos quais a arte e a cultura passam a ser percebidas como vetores do desenvolvimento humano social e econômico dentro da perspectiva criada pelo Plano Estadual de Cultura”, conclui Rubem dos Reis.

Incentivo

O evento de inauguração do Teatro de Arena de Ouro Fino recebeu investimentos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da TS Trim – empresa que tem a filosofia de colaborar para o desenvolvimento social e econômico nas localidades em que está inserida.

“O Teatro de Arena é uma grande conquista para a comunidade de Ouro Fino e região. Acreditamos que o espaço será um ponto de convergência cultural, de desenvolvimento social e econômico e para nós é uma honra de alguma forma colaborar para a realização desse projeto”, declara o gerente de recursos humanos da TS Tech (empresa do mesmo grupo da TS Trim), Humberto Rocha.

Programação:

Quinta-feira – 27/02/2020 às 19:00h

Local: UNIACIA

1 – Descerramento da placa inaugural do Teatro de Arena Cineasta Francisco de Almeida Fleming pelos seus familiares e pelo presidente da ACIA Paulo Afonso Pereira.

2 – Pronunciamentos alusivos ao evento: Representante da família do homenageado, Deputado Dalmo Roberto Ribeiro Silva Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG e do presidente da ACIA Paulo Afonso Pereira

3 – Apresentações dos Corais Cantos Lux e Vox In Canto;

4 – Show do Ronildo Prudente e Grupo Borná de Xepa – Música e Contações de Causos da Cultura Popular.

Sexta-feira – 28/02/2020 às 08:30h

Local: Sala Ouro Fino na sede da Associação Comercial

1 – Café da manhã

2 – 09:00 às 11:00h – Palestra seguida de mesa de debates: “A Arte o Turismo e a Moda Como Vetores do Desenvolvimento Mineiro” | Palestrante: Prof José Lasmar – Fundação João Pinheiro

Mesa de Debates

Subsecretária de Cultura Rute Costa Assis

Membro do Consec MG Conselho Estadual de Política Cultural e do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural) – Segmento da Moda – Giovanna Penido;

Mediador da mesa: Humberto Rocha – Gerente de Recursos Humanos da TS Tech (empresa do mesmo grupo da TS Trim).

3 – 15:00h – O Fundo estadual de cultura e a formatação de projetos. Encontro com artistas e empreendedores culturais.

Allyson Felipe – Diretor de Articulação e Integração Regional da SECULT.

Sexta-feira – 28/02/2020 às 19:30

Local: UNIACIA – Teatro de Arena Cineasta Francisco Almeida Fleming das 19:30 às 22:00h

1 – Apresentação de danças do Studio Davi Firmo às 19:30h;

2 – Apresentação do Banda Musical Ouro Fino às 20:15h;

3 – Apresentação Banda The Big Lovers às 21:00h. (Veruska)

AnteriorJustiça suspende cobrança da tarifa de esgoto em Ouro Fino
PróximoPM de Ouro Fino cumpre mandado de prisão no Jardim Aeroporto