Prefeitura flexibiliza e cria regras para reabertura das academias

0
Academia
Academia
Co-Working em Ouro Fino

Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho, assinou o decreto nº 3.777/2020 que permite a reabertura das academias a partir da próxima segunda-feira (20).

O decreto é valido para academias, estúdios de pilates, box de crossfit e similares. No entanto, os estabelecimentos deverão seguir algumas regras, são elas:

  • Possuir equipamentos de proteção individual (luvas e máscaras);
  • Desinfetar todos os aparelhos utilizados no intervalo de um aluno e outro;
  • Manter a distância de, no minimo, 2m entre os equipamentos e estações de exercício;
  • Disponibilizar álcool em gel para os alunos e local adequado para lavar as mãos com água e sabão;
  • Permitir, no máximo, cinco alunos por ambiente;
  • As sessões deverão durar, no máximo, uma hora;
  • Proibir a entrada de alunos do grupo de risco; conforme orientação do Ministério da Saúde. Também é proibido aqueles que apresentarem sintomas do Covid-19.

A reabertura das academias atende uma cobrança dos empresários e professores de educação física, que estão sofrendo economicamente com os estabelecimentos fechados, sem poder oferecer aos alunos as aulas normalmente.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Por outro lado, a reabertura das academias traz um grande risco para os frequentadores. Apesar das regras, que por sinal serão muito difíceis de serem cumpridas, as academias são, por natureza, ambientes frequentados por grupos, de alto contato físico e residual nos aparelhos que são tocados por todos e muito propício para a contaminação pelo coronavírus.

A decisão pela reabertura é equivocada e coloca ainda mais em risco a vida da população, que já não está cumprindo o isolamento social, tão recomendado pelas autoridades de saúde.

Confira abaixo o decreto completo:

AnteriorPagamento do auxílio emergencial para quem se cadastrou via aplicativo muda de data
PróximoComeça a segunda etapa de vacinação gratuita contra a Gripe