A Caixa Preta do Homem, uma aventura na mente e na obra de Maneco de Gusmão – Parte quatro e ultima

0
Maneco e a Caixa Preta
Maneco de Gusmão vestindo uma de suas criações em frente a Caixa Preta (Imagem - Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

Meu evento, meu monumento, meu Vaticano”

Entrar na Caixa Preta, a casa-obra de do multiartista Emanuel de Gusmão é uma experiência única. Vista de fora a residência em formato cúbico, toda pintada de negro e adornada com esculturas e objetos em sua maioria em dourado (cor que remete ao barroco contemporâneo) já chama atenção. Dizer que a Caixa Preta é preta pode parecer redundância, porém não é, já que o nome é inspirado em um sistema de segurança de aviões, também conhecida como caixa preta, porém o Flight Data Recorder (Gravador de Dados de Voo, em tradução livre) é, na verdade, laranja, para facilitar seu rastreamento em locais de difícil acesso como florestas ou o fundo do mar. (clique aqui para parte três, aqui para parte dois e aqui para parte um)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_103639-573x1024.jpg
Maneco de Gusmão na porta da Caixa Preta. (Imagem – Luís Guilherme Burza)

Quem observa ao longo dos anos percebe que a obra de arte não é fixa, mas sim mutável, que vai se alterando conforme a inspiração do autor. Ao ser questionado se esta constante mudança lembra o que ocorre, a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona, obra prima do arquiteto Antonio Gaudi, Maneco responde modestamente que é “uma grande pretensão”, mas concorda que a Caixa Preta tem a característica de ser uma obra que nunca é acabada, tal qual a edificação católica da Catalunha.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Emanuel de Gusmão define sua casa como “Meu evento, meu monumento, meu Vaticano” e tal qual um pontífice governando seu pequeno Estado como um enclave num dos pontos mais altos do perímetro urbano de Ouro Fino ele explica que obra-residência é “a arte de morar dentro da arte, porque ela é uma obra de arte e que contém centenas outras de outras obras de arte. Eu estou inserido no contexto do Barroco Contemporâneo, porque pela é dualidade que o Barroco tem entre o feio e o bonito, entre o pobre e rico, essa é a força do Barroco, ela está na contradição e meu trabalho é que está na contradição. Eu uso todo tipo de material que que venha na mão, desde borracha de pneu até materiais nobres. Eu faço escultura, pintura, instalação… Eu digo que a Caixa Preta é meu monumento, meu evento, meu Vaticano e que aqui eu vou modificando as coisas e que eu vivo dentro de uma obra de arte.”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_104453-573x1024.jpg
Maneco vestindo uma de suas obras, figurino que usa em performances. seriam vestes papais? (Imagem – Luis Guilherme Burza)

A casa tem 450 metros quadrados de construção, mais uma extensa área livre. A ideia de morar neste local e de criar uma obra de arte em forma de casa, ou uma casa em forma de obra de arte, surgiu num dia quando Emanuel de Gusmão fazia uma caminhada pela Avenida Dr. Raul Apocalipse, que liga o bairro Nova Ouro Fino (Montanhês) ao Bairro do Alto. Ao chegar próximo a Rua Américo Pardini ele conta que ficou “chapado com o visual”. Realmente daquele ponto é possível ver grande parte de Ouro Fino, além da cordilheira onde estão o Morro da Ventania e a Pedra do Itaguaçu, pontos mais altos do município. Na época o local era ermo, mas ele decidiu que iria viver ali. Por obra do destino o então presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, Sebastião Assis, visando levantar fundos, estava vendendo terrenos pertencentes a entidade. Maneco comprou dois destes terrenos e então iniciou mais uma trajetória em sua vida, a de se tornar O Homem da Caixa Preta.
(A baixo uma galeria de fotos do interior da Caixa Preta)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_113916-1024x575.jpg
Foto da entrada da Caixa Preta, arte por toda parte e a dualidade do Barroco Contemporâneo. (Imagem – Luís Guilherme Burza)

Dizer que a casa dele é a obra definitiva de Emanuel de Gusmão é precipitar o tempo, sua mente é um dinâmo, um moto perpétuo que a qualquer momento pode produzir algo inovador e surpreendente, mas não é exagero afirmar que a Caixa Preta é uma obra inovadora. Em Ouro Fino existe algo que, se não for único é ao menos raríssima em termos de arte e arquitetura.

Por fim Maneco explica que a Caixa Preta é aberta ao público, e que os interessados em conhecê-la devem agendar a visita, afinal lá também é sua casa, é seu refúgio, é onde ele vive e trabalha, onde mantém seu canal do YouTube e sua página no Facebook. Assim os possíveis admiradores deve telefonar em horário comercial no número (35) 99991- 98411 para marcarem o horário e terem como guia o próprio O Homem da Caixa Preta, Maneco, Manecaux para os franceses, o multiartista Emanuel de Gusmão.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_104355-1024x575.jpg
Maneco de Gusmão transforma tudo em arte na Caixa Preta, mesa central com moldes usados por sapateiros (Imagens – Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_112546-573x1024.jpg
Cama transformada em mesa e em obra de arte. (Imagem Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_112606-573x1024.jpg
Arte por toda parte na Caixa Preta. (Imagem – Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_112630-1024x573.jpg
Local onde Maneco de Gusmão atualiza suas redes sociais, a presença do dourado remete ao Barroco Contemporâneo (Imagem – Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_112640-1024x573.jpg
Mais obras de arte e um banner de uma exposição de Maneco em Ouro Preto. (Imagem – Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_112848-1024x573.jpg
Mistura de residência e exposição, ou “a arte de viver dentro da arte” como define Maneco. (Imagem – Luís Guilherme Burza)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20220330_113143-1024x573.jpg
Vista do terraço da Caixa Preta, que deixou Maneco de Gusmão “chapado” e o inspirou a construir sua casa obra de arte (Imagem – Luís Guilherme Burza)

AnteriorO Homem da Caixa Preta, uma aventura na mente e na obra de Maneco de Gusmão – Parte três
PróximoHomem acusado de duplo homicídio é absolvido