Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo repudia pedradas de vereador a jornalista em Ouro Fino

0
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Co-Working em Ouro Fino

O jornalista Alexandre Megale, de Ouro Fino, Sul de Minas, foi atacado na segunda-feira (16) pelo vereador Paulo Luiz de Cantuária (MDB), conhecido como Bem-te-vi. O político fechou a moto do jornalista com seu carro e o apedrejou na cabeça e no corpo.

Segundo o Youtuber Megale, Cantuária chegou a pegar uma pedra ainda maior, com as duas mãos, para acertá-lo novamente, enquanto ele estava caído. O vereador, no entanto, parou ao ouvir alguém gritar seu nome e fugiu do local, deixando Megale desacordado.

Depois da sessão de fotos feitas por populares, o jornalista foi levado para o pronto-socorro e liberado sem ferimentos graves, já que o capacete amorteceu a maioria dos golpes. Ele teve a mão ferida ao tentar se defender.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Megale tem um canal no Youtube chamado Canal Sul das Gerais, em que publica textos e vídeos dos acontecimentos do dia a dia de Ouro Fino e região. Ele fez uma reportagem sobre o vereador, que teria sido condenado a 12 anos de prisão em primeira instância por estupro de vulnerável. O caso corria em segredo de justiça para preservar o nome da vítima, mas o jornalista teve acesso à decisão.

Como a condenação teria ocorrido antes da legislatura, a Câmara Municipal ainda não marcou uma data para cassar o vereador. Por enquanto, vai analisar o caso para saber se configura quebra de decoro ou algo do tipo. A Abraji como a mídia local tentou falar com o vereador, mas ele não respondeu aos telefonemas, estava sempre desligado.

Segundo a nota, a Abraji repudia a agressão e se preocupa com a violência do ataque, que poderia ter resultado em danos graves e irreversíveis ao Alexandre Megale. A associação entrou em contato com o delegado Waldir Jorge Pelarico Júnior, responsável pela investigação, que, nesta quarta-feira (18), ouviu a vítima. Megale realizou o exame de corpo de delito para servir de prova. 

De acordo com a Associação, um ataque dessa natureza não pode ficar impune, tampouco ser tratado como mera desavença. O jornalista foi agredido por exercer seu papel de informar. É preciso que as autoridades, incluindo a Câmara Municipal de Ouro Fino, façam a defesa da liberdade de imprensa e responsabilizem o agressor, o vereador Bem-Te-Vi. 

Imagem – Redes Sociais

AnteriorPolicia Militar prende suspeitos de agressão no Bairro Vila Nossa Aparecida
PróximoBanco SICOOB de Borda da Mata é assaltado em plena luz do dia