Máscaras são recomendadas pela Anvisa para adiar chegada da “Varíola dos Macacos” ao Brasil

0
máscara
Máscara de proteção. (Foto - Reprodução/Google)
Co-Working em Ouro Fino

Em nota divulgada nesta terça-feira (24), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a adoção de medidas de proteção em aeroportos e aeronaves, na tentativa de adiar a chegada da “varíola do macacos” ao Brasil. Até o momento, foram confirmados 190 ocorrências da doença pelo mundo desde o início do mês.

A infecção em questão é viral, geralmente leve, sendo endêmica em partes da África Ocidental e Central. A varíola dos macacos se espalha principalmente por contato próximo e, até o recente surto, raramente era vista em outras partes do mundo. O Ministério da Saúde do Governo federal já instituiu uma “sala de situação” que deve monitorar o cenário da varíola do macaco no Brasil.

Foi dito na nota “A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

E completa: “Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças”.

Segundo a Agência Nacional, as recomendações protegem não só contra a varíola e a Covid-19, mas também contra muitas doenças infectocontagiosas.

Varíola dos Macacos
Um dos sintomas da “Varíola dos Macacos”. (Imagem – Reprodução/Google).

AnteriorPrefeitura de Ouro Fino promove aulas de Skate gratuitas para a população
PróximoEmpresa Chinesa do ramo de porcelanas pode se instalar em Ouro Fino e gerar até 500 empregos