Gabriel Vilela toma posse na AOLA

0
Imagem: Luís Guilherme Burza
Co-Working em Ouro Fino

O advogado, ator e escritor Gabriel Batista Vilela tomou posse na Cadeira nº 8 da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA), que tem como patrono o escritor Vicente Batista da Silva, anteriormente ocupadas pelas professoras Celina Dias Mattos e Vanda Batista Gomes. 

A solenidade de posse, que aconteceu na sede da entidade, na noite do último sábado (17), foi presidida pelo presidente Edgar Fonseca e contou com a presença de amigos e familiares do novo imortal e de demais acadêmicos. Odila Rivelli, titular da Cadeira nº 6 foi a madrinha do novo empossado.

O novo titular da Cadeira Nº 8 declarou ao colega imortal e repórter da Rádio Difusora Ouro Fino, Luís Guilherme Burza: “É com muita alegria e satisfação que tomei posse como acadêmico titular da Academia Ouro-finense de Letras e Artes para ocupar a Cadeira de Número 8 que tem como ser o patrono honorário médico Dr. Vicente Batista da Silva, primeiramente essa cadeira foi ocupada pela saudosa e grande professora Celina Dias Matos, em seguida também pela igualmente notável professora Vanda Batista Gomes”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Gabriel disse ainda: “como bem dito pela minha madrinha na academia doutora Odila Rivelli, é esperançoso que jovens se interessem e busquem fazer parte da nossa estimada Academia, pois é sinal da sua perpetuação. Espero que possa incentivar e encorajar outros jovens a perseguirem seus sonhos a se interessarem pela cultura e também pela produção artística em nossa cidade”.

O novo imortal finalizou dizendo: “seja academicamente pela ciência, seja na literatura, no teatro, na cultura de um modo geral, fiquei muito feliz e espero poder contribuir muito com a Academia e também aprender com os grandes nomes que agora tenho prazer de chamar de confrades, seguimos juntos buscando a valorização da cultura e da arte em nossa cidade”.

Gabriel Batista Vilela, tem 23 anos, é advogado (mestrando em Constitucionalismo e Democracia), escritor e ator. Desde a infância, esteve envolvido com a cultura ouro-finense. Participou de inúmeras peças teatrais na Oficina Municipal de Teatro e grupos de teatro independentes como o Grupo Teatral Sonhos, Grupo Teatral Inconscientes e Oficina Montagem. 

Em 2023 conquistou o seu registro como ator profissional no Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos em Minas Gerais. Foi diretor do Auto da Paixão de Cristo em 2018, na paróquia Santo Antônio, ano em que também escreveu performances para Mostra Cênica de reinauguração do Teatro Municipal. 

Em 2019, lançou ‘Tumulto em Versos’, seu livro de poesias. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal de Ouro Fino, onde Gabriel tantas vezes se apresentou como ator. Ele também é colaborador da Gazeta de Ouro Fino. O novo imortal representou Ouro Fino no Parlamento Jovem de 2017 a 2018 até a etapa estadual. 

AnteriorCampanha Agosto Lilás realiza palestra na Prefeitura Ouro Fino
PróximoINSS faz novo alerta para atualização de dados de beneficiários