Atividade física em foco | Índice glicêmico: Como escolher seus alimentos!

0
Alimentos
Alimentos (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Quero falar sobre aspectos relacionados a alimentação, visto que a alimentação anda junto com a atividade física, peço licença aos nutricionistas para expor um ponto de vista meu, especificamente sobre o índice que pode ajudar vocês a escolherem melhor seus alimentos e também ajudarem a vocês estenderam os impactos de diferentes tipos de comida no seu metabolismo. Então vamos lá sobre índice glicêmico (IG).

Índice glicêmico vem sendo muito utilizado, e algumas pessoas vem usando para condenar alguns alimentos potencialmente naturais, como batata inglesa e batata doce, mas principalmente para condenar frutas, vamos tentar esclarecer o que é índice glicêmico.

Índice glicêmico se refere a elevação da glicose sanguínea gerada por um alimento em comparação com uma determinada referência, por exemplo a batata dependendo de como ela é feita tem um índice glicêmico 70, ela eleva em 70% a glicose no sangue. Com relação a isso comecei a notar que estavam excluindo alguns alimentos com base no índice glicêmico dos alimentos, por exemplo não come batata inglesa porque o índice glicêmico dela é muito alto, entre outros alimentos.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Agora tem outro conceito que é muito importante e na minha opinião ele é muito mais aplicável no dia-a-dia, que é a CARGA GLICEMICA (CG), ela leva em consideração a quantidade de carboidrato disponível no alimento, então vamos pegar como por exemplo a banana nanica, ela tem o IG de 60, considerado alto, se você pegar 100g de banana, 80% da banana é água e 20% é carboidrato, para que eu consiga achar minha CARGA GLICEMICA eu preciso pegar os 20% de carboidrato e dividir pela 100g, que vai ser 0,2 e multiplicar pelo IG dela que é  60, achando um valor de CARGA GLICEMICA de 12.

Então quando você está comendo 100g de banana, você só está comendo 20% de carboidrato, porque grande parte do alimento é água. Comparando essa simples matemática com o pão, quem tem IG de 60 em 100g, e tem 40% de carboidratos, fazemos as contas, 40%/100g=0,4 e multiplicar por 60IG = CARGA GLICEMICA de 24.

Então o que acontece se você come 100g desses alimentos, eles terão respostas diferentes na insulina, a banana CG de 12 já o pão CG de 24, além disso a densidade dos alimentos e calorias também vai estar presente, claro que um pão tem mais calorias que uma banana. Existem tabelas prontas com esses valores para facilitar. Um alimento pode ter o índice glicêmico alto com uma carga glicêmica baixa. Ex: Melancia tem o IG de 72 em uma porção de 152g com 10g de carboidrato.  CG=10 x 72/100= 7,2. Logo a melancia tem um IG alto (72%) e uma CG baixa (7,2). Isso acontece pela pouca presença de carboidrato em uma porção de melancia.

DANIEL CECCON

Graduado em Educação Física pela Sociedade Sul mineira de educação e Cultura (2006).
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força pela UNIFOA/RJ. (2008).
Possui curso de Biomecânica aplicado à musculação pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Fisiologia, metabolismo e energia pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Atividade Física e Envelhecimento pelo grupo IPED (2013),
Curso de Obesidade e Atividade Física pelo grupo IPED (2013).
Possui 3 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais: Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), 2011 e Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 2011.

Endereço para o curriculum: http://lattes.cnpq.br/5893018899739366

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 
INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE  

AnteriorPolícia Militar cumpre Mandado de Prisão em Ouro Fino
PróximoPrefeitura anuncia novas faixas etárias da imunização contra a Covid-19