Nos últimos posts falei sobre as principais alterações posturais da coluna: Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose e hoje, quero falar sobre alguns métodos de tratamento. Inicialmente o que precisamos saber é que qualquer tratamento deve ser direcionado de forma personalizada após uma detalhada avaliação postural do individuo.
Nada de encontrar exercícios na internet, aproveitar a receita do vizinho ou comprar coletes e palmilhas prontos de farmácia sem indicação de um fisioterapeuta. Além disso, é importante lembrar que natação e academia são ótimas atividades físicas para quem está com a saúde em dia, mas nunca, jamais serão formas de tratamento de postura.

(Reprodução/Google)
Há diversos métodos utilizados na correção postural e entre eles os meus preferidas são a RPG (Reeducação postural global), a Osteopatia e as Cadeias Fisiológicas de Busquet. Todos eles tratam o individuo como um todo e levam em consideração não só as alterações músculo esqueléticas, mas também as disfunções viscerais, neuromeningeas e cranianas.
Você pode encontrar Patrícia na rede social abaixo: