No final da tarde desta quarta-feira (8), uma forte chuva fez uma cachoeira transbordar e causou o alagamento de estrada rural em Bueno Brandão, Minas Gerais. O fenômeno é conhecido como cabeça d’água.
Em entrevista para o Jornal EPTV Sul de Minas, o Prefeito Silvio Félix (PSD) afirmou que “há muitos anos não acontecia uma chuva com tanto volume” na cidade.
De acordo com a prefeitura, choveu o que era esperado para quatro meses apenas durante a chuva desta quarta-feira. Todo o volume de chuva atingiu a cabeceira da cachoeira do Félix, ponto turístico localizade em propriedade particular, na zona rural. A água transbordou e atingiu uma rodovia conhecida como “Campo Místico”.

“Há muitos anos que não acontece uma chuva com tanto volume. Ontem, na área urbana, choveu durante 5h ou 6h, 39,8 milímetros. No dia 7 havia chovido 16,3 ml. No dia 5, 7,1 milímetros, ou seja, um volume muito grande. Porém, na região onde está localizada a cachoeira do Felix, o volume foi muito maior do que caiu na área urbana”, afirmou o prefeito Silvio Félix.
“O que houve foi o alagamento da estrada. Os veículos precisaram ficar parados esperando o nível da água abaixar. Houve prejuízos para um produtor de peixe. As represas foram tomadas pela chuva e muitos peixes que estavam prontos para serem capturados para venda, praticamente foram embora pela enchente”, contou.

O prefeito informou que irá colocar manilhas às margens da estrada para evitar que haja grande volume de água na pista, assim como nesta quarta-feira. Sobre a cachoeira, o prefeito disse que ela está aberta para visitação e que os proprietários são responsáveis por orientar os turistas com relação às condições climáticas e da cachoeira.