Cascavel é retirada de casa em Ouro Fino – especialista dá dicas de como agir em casos assim

0
Beto Albuquerque retira a cascavel (e esq.), e o detalhe da serpente. (Imagens: redes sociais)
Co-Working em Ouro Fino

Uma cobra cascavel foi retirada de uma residência na Rua José Lino Simões na noite desta terça-feira (26) pelo biólogo Beto Albuquerque, biólogo do DMAAE e membro da Defesa Civil e do Projeto Andarilhos, Cobras do Bem.

O réptil foi localizado pelo morador da residência após os cães dele começarem a latir. Ele então informou o jornalista Alexandre Megale, que, por sua vez, avisou a Defesa Civil da presença da serpente e do endereço onde ela se encontrava.

Com as informações, Beto Albuquerque, se dirigiu até o endereço e, munido de um gancho apropriado, retirou a cobra, sem maiores problemas para os moradores da casa e os animais de estimação.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Beto Albuquerque explica que devemos cuidar destes répteis por vários motivos: “matar cobras é crime ambiental, além disso a maioria das espécies não são perigosas e das que são peçonhentas, é possível fazer o soro antiofídico” explica o biólogo.  

Beto tem vasta experiência na captura de cobras, só de cascavéis, que são as mais comuns na região, ele já enviou mais de 300 ao Instituto Butantan. Em caso de encontro com um animal destes ele aconselha “não se deve tocar nelas, o certo é tirar uma foto para identificação. Acionar a Defesa Civil, Polícia Ambiental ou Projeto Andarilhos Cobras do Bem na cidade de Ouro Fino”. Outra opção é contatar diretamente o biólogo no telefone/WhatsApp 35 9734-1428.

Em caso de acidente

Segundo o site do Instituto Butantan, em caso de acidente com cobras peçonhentas, o paciente deve lavar o local da picada com água e sabão, ir ao hospital ou posto de saúde mais próximo, ficar deitado e elevar a parte do corpo onde levou a picada e, se possível, tirar uma foto da cobra.

O mesmo site informa atitudes que NÃO devem ser tomadas: não fazer torniquetes, não passar pomadas ou outras coisas no local da picada (que só deve ser lavada com água e sabão), não cortar a região para extrair o veneno, não consumir bebidas alcoólicas, e não sugar o local da picada para tentar extrair o veneno.

Beto Albuquerque informa ainda que Ouro Fino é credenciada para ter o soro para tratamento de picadas de animais peçonhentos.

AnteriorNatal do Dinho: Solidariedade e homenagem neste 24 de dezembro
PróximoMecânico desaparece com carro de vítima