A Cemig, por meio do por meio de seu Programa de Eficiência Energética, investiu cerca de mais de R$ 115 mil na substituição de duas secadoras de roupas na Santa Casa de Ouro Fino. Juntos, os equipamentos tem capacidade para atender uma carga de até 65 kg de roupas.
As novas secadoras devem oferecer mais agilidade aos processos hospitalares e contribuir para a redução do consumo de energia, conforme afirma o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Fernando Queiroz. “Esse modelo de secadora é desenvolvido com tecnologias capazes de evitar o superaquecimento, característica fundamental para a conservação das roupas e, principalmente, para a segurança dos profissionais da saúde”, explica.

Com a iniciativa, a Cemig busca, ainda, contribuir para que os hospitais reduzam a parcela do orçamento destinada à conta de energia e ofereçam mais conforto em suas instalações.
Programa de Eficiência Energética e saúde
As ações do Programa de Eficiência Energética em hospitais resultarão, ao longo do biênio 2019 e 2020, na substituição de 97 secadoras, 71 autoclaves e na modernização da iluminação de 73 hospitais. Além disso, o Programa prevê a implantação de focos cirúrgicos – lâmpadas utilizadas em procedimentos de alta complexidade – e de sistemas de geração fotovoltaica. Os recursos destinados ao atendimento dessa demanda devem ultrapassar R$ 40 milhões.
O Programa é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.