Chuvas intensas caem em Ouro Fino desde quarta (27), Defesa Civil atende Zona Rural

0
Ribeirão Ouro Fino acima do nível. Risco de transbordamento é pequeno. (Imagem: Arte de Diego André de Brito sobre fotos de Antônio de Souza Batista)
Co-Working em Ouro Fino

Chuvas de forte intensidade estão caindo sobre Ouro Fino desde a madrugada de quarta-feira (27). Apesar do Ribeirão Ouro Fino estar acima do nível, segundo Antônio de Souza Batista, o Toninho, da Defesa Civil, por hora não há risco de transbordamento, porém na Zona Rural do município a realidade é outra, no bairro Abertão já se observa alguns pontos de alagamento. 

O representante da Defesa Civil explica que tem feito monitoramento frequente do Ribeirão Ouro Fino, que corta o perímetro urbano da cidade e seus afluentes, e que a vazão destes cursos d’água está boa. Ainda segundo ele o maior risco seria uma “cabeça d’água”, que muitos conhecem erradamente como “tromba d’água”, que ocorre quando chove muito na cabeceira do rio, ou seja, nas serras, e um grande volume de água desce o rio, causando uma enchente rápida. Porém, as chuvas estão homogêneas este risco é pequeno.

Zona Rural

Assine o Observatório de Ouro Fino

Já na zona rural do município, mais especificamente no bairro Abertão, na manhã desta quinta-feira (29) foi observado alguns pontos de alagamento em estradas vicinais da Rodovia Antônio Lemes da Fonseca, que liga Ouro Fino à Santa Rita de Caldas. No momento da publicação desta matéria a Defesa Civil encontra-se no local.

Previsão

De acordo com Ruibran dos Reis, meteorologista da Climatempo, que diariamente faz previsões para a Rádio Difusora Ouro Fino, a chuva deve continuar até o próximo domingo (1/1)  e o volume continua intenso, em torno de 100 milímetros. Cada milímetro de chuva significa que caiu um litro de água em um metro quadrado.

AnteriorEditais de Proclamas #98
PróximoOuro-finenses ligados ao futebol comentam morte do Rei Pelé