Ouro Fino nasceu paulista, mas virou mineira

0
Bandeiras São Paulo Minas Ouro Fino
imagem - Luis Guilherme Burza
Co-Working em Ouro Fino

Ouro Fino completa 141 anos de emancipação política neste dia 16 de março e no último dia 8 foram 273 de fundação e todos que nascem aqui se identificam como mineiros, ao completarem 18 anos ou 16 para quem deseja, votam em deputados estaduais e num governador que irão fazer a política e determinar nossos destinos lá de Belo Horizonte, há mais de 400 Km daqui.

Porém lá em 1749, quando o Guarda-Mor Lustosa aqui resolveu fundar um arraial, nossa cidade nasceu paulista. O Brasil era ainda colônia de Portugal, Estado e Igreja ainda andavam juntas, a Revolução Francesa só separaria estes entes anos depois, e foi o bispado de São Paulo que determinou que nessa localidade fosse criada a Paróquia de São Francisco de Paula de Ouro Fino.

A Capitania das Minas Gerais só existia há 29 anos. Explico, até 1720 havia a Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro. Após este ano um território passou a ser a Capitania das Minas Gerais e outro a Capitania de São Paulo (que tinha um território muito maior que o atual estado). Porém as divisas entre as capitanias não haviam sido bem definidas e o território de Ouro Fino, que então englobava também Jacutinga, Monte Sião e Bueno Brandão era um dos centros desta disputa.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A definição sobre qual capitania pertenceria o então Arraial de São Francisco de Paula de Ouro Fino foi decidido pouco tempo depois de sua fundação, quando autoridades de Minas Gerais acabaram por expulsar daqui o fundador Francisco Martins Lustosa, pois este pleiteava que a região pertencesse a São Paulo. Lustosa por sua vez optou por ir viver com sua família na cidade de Curitiba, que a época também pertencia a Capitania de São Paulo (O Paraná só se separou de São Paulo após a independência do Brasil, em 1853 já no segundo reinado). Aliás na capital paranaense existe uma rua chamada Rua Guarda-Mor Lustosa (confira aqui).

Embora passados 272 anos da expulsão do seu fundador até hoje Ouro Fino tem mais influência cultural paulista que de Belo Horizonte, nosso sotaque é mais semelhante ao do interior paulista que o que o resto do Brasil conhece como “sotaque mineiro”. Os times de futebol que mais fazem sucesso aqui são Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. Relativamente poucos são os torcedores do Atlético Mineiro e do Cruzeiro.   

Porém mesmo com toda esta influência somos mineiros, apesar de torcermos para times paulistas e falarmos como os moradores do interior de São Paulo e de termos mais acesso a cidade fundada por Anchieta, que a Belo Horizonte, a decisão tomada lá em 1750, um ano após a fundação do arraial nos tornou mineiros, nos deu o sentimento de pertencimento ao Estado de Minas Gerais. Afinal, ainda que poeticamente, faz mais sentido uma cidade que tem “ouro” no nome pertencer a um estado chamado “minas”.

AnteriorEntrevista com deputado federal Charles Evangelista
PróximoParóquia de Santo Antônio busca voluntários para encenação da Paixão de Cristo